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Segmentações não-convencionais de palavra nos quatro últimos anos do ensino fundamental: um estudo longitudinal

Texto completo
Autor(es):
Fabiana Cristina Paranhos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São José do Rio Preto. 2014-11-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto
Data de defesa:
Orientador: Luciani Ester Tenani
Resumo

Neste trabalho, buscamos entender, por meio da análise da grafia de palavras, em que medida as segmentações não-convencionais podem ser resultado das representações de relações entre características de enunciados falados e escritos. Na busca por respostas, analisamos as segmentações não-convencionais que ocorreram em produções escritas de um grupo de alunos que, na época das produções, cursavam os quatro últimos anos do Ensino Fundamental (EF) em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo. As hipóteses que orientaram nosso trabalho foram as de que segmentações que não coincidem com as convenções ortográficas, feitas por estudantes do EF II, podem ser representativas (1) das hipóteses dos escreventes acerca dos limites gráficos de palavra em relação aos constituintes prosódicos; e (2) da inserção do sujeito/escrevente em práticas orais e letradas constitutivas de seu aprendizado institucional da escrita. Como consequência destas hipóteses, nossos objetivos foram os de: (1) identificar possíveis critérios prosódicos envolvidos nas decisões dos escreventes do EF II sobre como segmentar palavras na escrita; e (2) observar como e em que medida as marcas de segmentação não-convencional de palavras indiciam, nos textos analisados, relações estabelecidas entre os sujeitos/escreventes e suas práticas sociais orais e letradas. Assim, as ocorrências de segmentação não-convencional de palavras foram analisadas tendo como pressuposto teórico uma concepção de escrita como sendo constituída de modo heterogêneo (CORRÊA, 2004). Para a análise prosódica dos dados, neste trabalho, tomamos por base a teoria de Nespor & Vogel (1986) sobre os domínios prosódicos. Na análise dos dados, vimos que, ao iniciarem a primeira série do EF II, os escreventes apresentam maior número de dados de hipossegmentação, o que quantitativamente os aproxima de tendências observadas por autores como Cunha (2004) ao ... (AU)

Processo FAPESP: 12/10030-1 - Segmentações não-convencionais de palavra nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal
Beneficiário:Fabiana Cristina Paranhos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado