Busca avançada
Ano de início
Entree

Jayme Augusto de Souza-Neto

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF, 2002) e doutor em Genética pelo Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/UNESP, 2006). Concluiu seu pós-doutorado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (2011) na área de genômica funcional da interação vetor-patógeno e atuou como Pesquisador Visitante do CDTS/Fiocruz (2013). Em 2013 foi contemplado com o competitivo auxílio a Jovens Pesquisadores FAPESP e desde 2016 é Professor Assistente Doutor contratado do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia, Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu, onde atualmente coordena o grupo de Genômica Funcional & Microbiologia de Vetores (Vectomics). Possui ainda vínculo com a Keele University e Imperial College London como Visiting Lecturer e Visiting Researcher, respectivamente. Como Jovem Pesquisador FAPESP, ajudou a consolidar o então emergente Instituto de Biotecnologia da UNESP, atuando como seu Vice-Coordenador Executivo de 2016 a 2018. Sua linha de pesquisa tem como foco o estudo da interação vetor-patógeno visando a identificação de genes e bactérias para o bloqueio da transmissão de patógenos humanos, como dengue, zika e Plasmodium. Seus trabalhos foram publicados em renomados periódicos científicos incluindo os jornais Nature, Science, PNAS e PLoS. Coordena atividades de pesquisa de alto impacto junto a grupos do Reino Unido, Itália e Holanda, no âmbito dos acordos de cooperação FAPESP e do prestigiado programa Human Frontiers Science Program. Durante os últimos anos tem recebido em seu grupo diversos pesquisadores e estudantes estrangeiros para treinamento e atividades colaborativas. Em 2014, foi nomeado pela FAPESP para participar como Young Leader do STS (Science and Technology in Society) forum em Kyoto/Japão, do qual tem participado anualmente desde então a convite dos organizadores. Participa ativamente em comitês científicos de agências de fomento nacionais e internacionais (FAPESP, Confap, MRC/UK, BBSRC/UK, Newton Fund, CHRI/Canada). É membro da Rede Zika do Estado de São Paulo e coordenador da Rede Arboviroses da UNESP. Desde 2016 compõe a Coordenação de Programa Pesquisa Sobre Vírus Zika junto à Diretoria Científica da FAPESP, sendo um de seus representantes no Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação (2017). Tem proferido frequentemente, a convite, palestras e seminários em instituições e congressos de grande prestígio internacional. Em 2020 foi convidado para integrar o Comitê Científico UNESP COVID-19. Por suas realizações, recebeu diversos prêmios e títulos, incluindo o Gorgas Memorial Institute Research Award da American Society of Tropical Medicine and Hygiene (2010) e mais recentemente (2018) a homenagem de Egresso de Destaque do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF, durante as atividades de comemoração dos 25 anos daquela universidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Uma ferramenta para editar o DNA 
Zika em expansão 
<em>Expertises</em> complementarias 
<em>Expertises</em> complementares 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Aedes Aegypti: interação entre genoma e microbioma define se inseto é suscetível ao vírus da dengue


Publicado em 29 de junho de 2017 - Agência FAPESP. Entrevista com Jayme Augusto de Souza-Neto, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, durante a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Arbovirologia.

A ciência no combate à Dengue, Zika e Chikungunya


Publicado em 28 de novembro de 2017 - Agência FAPESP. O segundo encontro do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação ocorreu em 27 de novembro com a missão de mostrar à sociedade os reflexos e repercussões das pesquisas conduzidas no Estados de São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: