Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo da Costa Ferreira

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular (2018) em Tecnologia de Aplicação pela UNESP de Jaboticabal, Pós-doutor (2008 e 2011) pelo Silsoe Spray Application Unit no Reino Unido. Eng. Agrônomo (1996) pela UNESP de Jaboticabal/SP. Coordenou o Curso de Agronomia da UNESP de Jaboticabal (Gestão 2013-15). Membro do Conselho Universitário da UNESP - Reitoria (2014-15). Fundador e Coordenador do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento da Tecnologia de Aplicação - NEDTA - UNESP. Professor responsável pela Área de Tecnologia de Aplicação, nas disciplinas de graduação - Tratamento Fitossanitário e Tratamento Domissanitário (manejo de vetores e pragas urbanas) e de pós-graduação - Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários (e outras duas em tópicos especiais: Deriva; Atualização no Controle de Pragas Urbanas). Foi Vice-Presidente da Associação dos Docentes da UNESP - ADUNESP, de Jaboticabal (2004-06 e 2006-08). Foi Chefe do Departamento de Fitossanidade da UNESP de Jaboticabal (2009-11); Foi Secretário Geral da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola - SBEA (2009-11); é membro da Association of Applied Biologists, do Reino Unido;Palestrante em diversos eventos científicos importantes nacionais e internacionais como o Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas, a Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, Seminário do Agronegócio Algodão nos Cerrados Nordestinos, Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação - SINTAG, EXPOPRAG, ECOPRAG, SULPRAG, entre outros, abordando à tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários e domissanitários; Coordenou o Programa de Trabalhos de Conclusão de Curso Agronomia da UNESP de Jaboticabal (2009-11); orienta alunos de ensino médio, de graduação, de pós-graduação e de treinamento técnico do Brasil e de outros países; Idealizou vários eventos com destaque para o Congresso Brasileiro de Fitossanidade - CONBRAF, presidindo as edições 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019. Trabalhou em empresa produtora de citros como responsável pelo tratamento fitossanitário (1997 e 1998). É assessor científico da FAPESP e de vários periódicos científicos. Atua em: Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários, desde a formação histórica e legislação até os aspectos técnicos de pesquisa, desenvolvimento e utilização propriamente dita. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/02/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

BAGGIO-DEIBLER, MARIAH VALENTE; FERREIRA, MARCELO DA COSTA; MONTEIRO, ANTONIO CARLOS; DE SOUZA-POLLO, ANDRESSA; FRANCO LEMOS, MANOEL VICTOR. Management of the American cockroach's oothecae: The potential of entomopathogenic fungi control. Journal of Invertebrate Pathology, v. 153, p. 30-34, . Citações Web of Science: 1. (12/14503-1)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CAMPOS, Henrique Borges Neves. Pulverização conjugada à fertilização para controle de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) em diferentes híbridos de milho, em função do volume de calda e ponta de pulverização. 2013. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

FERREIRA, Marcelo da Costa. Validação de modelo matemático na avaliação da capacidade operacional de turboatomizadores em citros. . 69f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

CARVALHO, Giorge França Gomes de. Aplicação de produtos fitossanitários na cultura dos citros utilizando pulverizador envolvente. 2014. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

LASMAR, Olinto. Qualidade da pulverização em volume reduzido para o controle do bicho-mineiro Leucoptera coffeella (Guérin-Mèneville & Perrottet, 1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae). 2014. Tese (Doutorado) – . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: