Busca avançada
Ano de início
Entree

Ivone Regina de Oliveira

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP- (1995). Possui mestrado (1999), doutorado (2003) e pós-doutoramento (2004-2008) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos no GEMM-DEMa. Atuou em estudos explorando aspectos da produção e caracterização reológica de suspensões cerâmicas como subsídio para o desenvolvimento de concretos refratários avançados. Ainda no GEMM-DEMa-UFSCar, atuou em pesquisas sobre o processo de hidratação de ligantes hidráulicos como o cimento de aluminato de cálcio, bem como a influência de diferentes fatores sobre esse processo como tempo, temperatura e a presença de aditivos, por meio da execução de projetos de pós-doutoramento. Também estudou as conseqüências da atuação de aditivos sobre a hidratação de ligantes nas propriedades a verde e em alta temperatura de concretos refratários. Atualmente é docente/pesquisadora em regime de dedicação integral no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Paraíba Univap (Aprovada em concurso para a área de Biomateriais). Suas áreas de pesquisa e desenvolvimento são i) desenvolvimento e caracterização de biomateriais a base de cimento de aluminato de cálcio para aplicação nas áreas de odontologia e ortopedia; ii) síntese de biocerâmicas como hidroxiapatita e vidro bioativo e iii) desenvolvimento e caracterização de compósitos poliméricos bioabsorvíveis reforçados com vidro bioativo. É coordenadora do Mestrado Profissional em Processamento de Materiais na Univap. Apresenta 73 artigos nacionais e internacionais publicados ou aceito em periódicos com seletiva política editorial; 101 trabalhos apresentados e publicados em Anais de Congressos (Congresso Internacional do Alumínio, Encontro de Refrataristas e Usuários de Refratários, Congresso Brasileiro de Cerâmica); É co-autora do livro intitulado ?Dispersão e empacotamento de partículas: Princípios e aplicações em processamento cerâmico? e das patentes: ?Composição à base de cimento aluminoso para aplicação em endodontia e produto cimentício obtido?, INPI 0704502-6 (2007) carta patente concedida em 3/11/2015; "Aluminous cement-based composition for application in endodontics and cementitios product obtained thereof", PCT/BR2008/365) e "Processo de confecção de próteses por injeção termoplástica em compósito a base de poliamida reforçada com fibra de vidro e óxido de zircônio e compósito a base de poliamida reforçada com fibra de vidro e óxido de zircônio e processo de obtenção", INPI 0901523-0 (2009). Parceria no Projeto de desenvolvimento tecnológico junto a empresa Selaz: Enxertos absorvíveis com propriedades bioativas para reconstruções ósseas complexas (PIPE FAPESP 2018/22486-6). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: