Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Célia Portella

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Centro de Aquicultura (CAUNESP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (1984), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Pós-Doutorado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP (2002) e Livre-Docência pela FCAV/Unesp (2019). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), docente do Centro de Aquicultura da UNESP/Caunesp e Ex-Presidente da World Aquaculture Society (WAS) e do Latin American and Caribbean Chapter of WAS (LACC-WAS). Foi Vice Coordenador-Executivo do Caunesp em 2013, participou das diretorias da WAS (2017-2021) e do LACC-WAS (2004-2008 e 2011-2015), tendo sido Presidente do LACC-WAS entre 2011-2013 e da WASD entre 2018-2019. Foi Host Country Principal Investigator em projetos do Aquaculture & Fishery Collaborative Research Support Program (USAID, EUA) entre 2006/2011 e entre 2013-2019 foi Co-coordinator do Latin American and Caribbean Regional Center of Excellence do AQUAFISH Innovation Lab (USAID/EUA). Tem experiência na área de Aquicultura, com ênfase em Piscicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Larvicultura de Espécies Neotropicais, Alimentação e Nutrição de Larvas, Desenvolvimento Ontogenético de Larvas de Peixes, Aquaponia e Aquicultura Sustentável. Ministra disciplinas de Zoologia nos Cursos de Graduação em Zootecnia e Agronomia da FCAV e de Larvicultura de Peixes nos Programas de Pós Graduação em Aquicultura (CAUNESP) e em Zootecnia (FCAV). Foi membro do CA-AQ/CNPq de 2014-2017 e integra o INCT/CNPq/FAPEAM ADAPTA II como responsável por laboratório associado, desenvolvendo pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas no desenvolvimento larval de peixes. É líder institucional da Rede Ibero Americana LARVAplus ("Estrategias de desarrollo y mejora de la producción de larvas de peces en Iberoaméricapara desenvolvimento"), financiada pelo CYTED, Espanha. Desde 2019 participa do grupo de especialistas da FAO/ONU para desenvolvimento do "Sustainable Aquaculture Guidelines" e é membro do Comitê Organizador Internacional da Global Conference on Aquaculture Millenium +20 (FAO-GCA+20 Millenium), organizada pela FAO e Governo da China. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: