Busca avançada
Ano de início
Entree

José Luiz Proença Módena

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor associado (MS5.1) de Virologia do Departamento de Genética e Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista produtividade PQ2 do CNPq. Coordenador do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) (https://leve.ib.unicamp.br/), um espaço adequado para manipulação de vírus classificados como de risco 2 e 3 de biossegurança. Graduado em bacharelado e licenciatura em Biologia (FFCLRP-USP em 2001 e 2002, respectivamente), obteve o título de Mestre e Doutor em Biologia Celular, Molecular e Bioagentes patogênicos pela FMRP-USP em 2005 e 2009, respectivamente. Trabalhou como bolsista de pós-doutorado em Virologia no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP (2009-2012) e na Washington University em St. Louis, EUA (2013-2015). É membro da diretoria e secretário da Sociedade Brasileira de Virologia, foi um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre o vírus Zika e assessor de diversos periódicos nacionais e internacionais. Dedica-se ao estudo dos mecanismos patogenéticos de arbovírus e vírus respiratórios emergentes, como os vírus oropouche (OROV), Zika vírus (ZIKV), vírus chikungunya (CHIKV), bocavírus (HBoV) e o novo coronavírus (SARS-COV-2). Para isso, faz uso de modelos animais e de cultura celular que permitem a caracterização do papel de componentes chaves da resposta Imune inata e adaptativa no controle da replicação periférica, neurovirulência e persistência desses vírus. É membro e um dos fundadores da Rede Zika-Unicamp e da Força Tarefa da Unicamp contra a Covid-19. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
El virus evoluciona 
O vírus em evolução 
O perigo das novas variantes 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Resultado da 1ª Chamada Rápida COVID-19 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/06/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

A ciência no combate à Dengue, Zika e Chikungunya


Publicado em 28 de novembro de 2017 - Agência FAPESP. O segundo encontro do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação ocorreu em 27 de novembro com a missão de mostrar à sociedade os reflexos e repercussões das pesquisas conduzidas no Estados de São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: