Busca avançada
Ano de início
Entree

Antonio Nelson Rodrigues da Silva

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil, em 1961. Teve sua formação básica no Rio de Janeiro, cidade onde também iniciou sua carreira profissional, em 1980, como técnico de nível médio da Diretoria de Conservação (de vias) da Secretaria de Obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Neste período já frequentava o curso de Arquitetura, que concluiu em fins de 1984. No final de 1985 deixou a prefeitura e a cidade do Rio de Janeiro para ingressar na Força Aérea Brasileira, como oficial, servindo inicialmente em Recife, PE, e em seguida em Natal, RN. No início de 1988 mudou-se novamente, desta vez para a cidade de São Carlos, SP, com o propósito de retomar os estudos. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo obteve os títulos de Mestre (1990), Doutor (1993) e Livre-docente (1998) em Engenharia de Transportes. Também nesta Escola de Engenharia, em que é hoje Professor Titular, construiu sua carreira como docente e pesquisador a partir de 1990, após uma breve experiência como professor de uma faculdade privada. Ao longo destes anos em que esteve vinculado à USP, realizou três estágios no exterior: na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos da América (em 1991), na Universidade de Eindhoven, na Holanda (em 1996), e na Universidade do Minho, em Portugal (em 2002). Enquanto o primeiro destes estágios constituiu parte do programa de Doutorado, os outros dois foram estágios de pós-doutorado. Além de ter publicado de forma intensa em revistas e congressos nacionais e internacionais e de ter um número expressivo de orientações concluídas (de Iniciação Cientifica, Mestrado e Doutorado), tem forte atuação também no campo administrativo. Na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, por exemplo, foi vice-diretor, coordenador de pós-graduação, diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia e chefe do Departamento de Engenharia de Transportes. Foi ainda vice-prefeito do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, sem no entanto deixar de atuar como docente e pesquisador da EESC, onde exerce atualmente a função de presidente da Comissão de Pesquisa. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: