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Designing and policy implementation for encouraging cycling and walking trips

Processo: 15/50129-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de setembro de 2015 - 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Convênio/Acordo: ESRC, UKRI ; NWO
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Pesq. responsável no exterior: Martin Dijst
Instituição no exterior: Utrecht University (UU), Holanda
Pesq. responsável no exterior: Tim Schwanen
Instituição no exterior: University of Oxford, Inglaterra
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/04460-7 - Perspectivas e desafios para promoção de infraestrutura cicloviária, BP.PD
17/15368-4 - Perspectivas e desafios para promoção de infraestrutura cicloviária, BP.TT
16/02678-2 - Perspectivas e desafios para promoção de infraestrutura cicloviária, BP.TT
Assunto(s):Políticas públicas  Ciclismo  Ciclistas  Circulação de pedestres 

Resumo

Deslocamentos a pé e de bicicleta, que são considerados os modos mais sustentáveis de transporte, podem ser vistos como o foco de uma transição equilibrada em direção a sistemas de mobilidade urbana eficientes do ponto de vista energético e de baixo consumo de carbono, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. Estes sistemas seriam mais resilientes aos efeitos da elevação e da volatilidade nos preços do petróleo e podem ainda assegurar ampla acessibilidade física, a custos também acessíveis, a diferentes grupos socioeconômicos da população. O potencial de uso dos modos não motorizados pode ser ampliado por intervenções em elementos físicos dos sistemas de mobilidade ("hardware"), tais como infraestrutura e ambiente construído, ajustados a diferenças individuais e de grupos sociais, em termos de necessidades, preferências, experiências, significados e exposição aos elementos urbanos durante a realização dos deslocamentos. Além disso, questões de governança e implantação de políticas ("software"), bem como as práticas de manutenção e disseminação de informações e formas inerentes de conhecimento, significados e valores devem ser modificados. O objetivo dessa proposta é determinar que elementos do ambiente construído, de gestão da infraestrutura e das comunidades locais em São Paulo, na Holanda e no Reino Unido podem influenciar o uso de modos não motorizados e como estes podem ser otimizados para promover uma mobilidade urbana sustentável para todos. Os três locais possuem diferenças significativas no uso de modos não motorizados, bem como contextos muitos distintos do ponto de vista econômico, social, cultural e político. O projeto deve contribuir para a melhoria de infraestruturas para modos não motorizados, na medida em que oferece uma visão única de como a infraestrutura e outros elementos do ambiente urbano construído formam percepções altamente diferenciadas de ciclistas e pedestres, e de qual o papel das inovações promovidas a partir de grupos das comunidades locais que procuram tornar as viagens não motorizadas mais atrativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Pós-Doutorado em Planejamento de Transportes com Bolsa da FAPESP 
Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes na USP São Carlos com bolsa da FAPESP 
Pós-Doutorado em Engenharia de Transportes com bolsa da FAPESP 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAHECHA NUNEZ, JAVIER YESID; TEIXEIRA, INAIAN PIGNATTI; RODRIGUES DA SILVA, ANTONIO NELSON; ZEILE, PETER; DEKONINCK, LUC; BOTTELDOOREN, DICK. The Influence of Noise, Vibration, Cycle Paths, and Period of Day on Stress Experienced by Cyclists. SUSTAINABILITY, v. 10, n. 7 JUL 2018. Citações Web of Science: 1.
MARTINELLI GUERREIRO, THAIS DE CASSIA; PROVIDELO, JANICE KIRNER; PITOMBO, CIRA SOUZA; RODRIGUES RAMOS, RUI ANTONIO; RODRIGUES DA SILVA, ANTONIO NELSON. Data-mining, GIS and multicriteria analysis in a comprehensive method for bicycle network planning and design. INTERNATIONAL JOURNAL OF SUSTAINABLE TRANSPORTATION, v. 12, n. 3, p. 179-191, 2018. Citações Web of Science: 2.

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