Resumo
Ensaios sobre a presença alemã no Brasil durante os séculos 19 e 20 e as repercussões culturais binacionais resultantes, a partir dos workshops internacionais financiados pela FAPESP (Sprint com BAYLAT). (AU)
Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica (1972), com doutorado em História Social (1994) e livre-docência em História da Ciência (2005), ambos pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi bolsista das Fundações Krupp e Alexander von Humboldt (Alemanha) em 1983-84, Resident Scholar do Instituto Smithsonian (Washington, EUA) em 2003 e Fellow da Chemical Heritage Foundation (Atual Science History Institute, Filadélfia, EUA) em 2013. Membro do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa desde 2004 e Professor Colaborador do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa desde 2014. A partir de 2016 tornou-se Professor Titular do Departamento de História da FFLCH/USP. É líder do Grupo de Pesquisa Khronos do Instituto de Estudos Avançados da USP e diretor do Centro Interunidades de História da Ciência da USP, onde edita a revista Khronos. Coordenou projeto temático da FAPESP sobre a história da eletrificação paulista e dirige projeto de cooperação internacional entre a FAPESP e a Fundação para a América Latina da Baviera (BAYLAT). Dedica-se à pesquisa em história da ciência e da tecnologia, com destaque para temas sobre o Brasil, epistemologia, divulgação científica, história da política científico-tecnológica. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Luz y fuerza |
Força e luz |
Mais itensMenos itens |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Ensaios sobre a presença alemã no Brasil durante os séculos 19 e 20 e as repercussões culturais binacionais resultantes, a partir dos workshops internacionais financiados pela FAPESP (Sprint com BAYLAT). (AU)
O 1º Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia, organizado pelo Centro de História da Ciência dentro de suas atividades no Instituto de Estudos Avançados da USP, foi realizado em dezembro de 2017. A repercussão do evento suscitou o pedido de um novo encontro, denominado Segundo Congresso de História da Ciência e da Técnica, e que terá uma abrangência ampliada, estendendo-se o convi…
Na primeira metade do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro, dezenas de periódicos que se propuseram a vulgarizar o conhecimento científico e suas técnicas foram publicados com um objetivo comum: um projeto civilizatório para a recém-nascida nação. Entre esses periódicos, foi lançado, no ano de 1833, um jornal oriundo dessa tradição que se destacou em sua época por sua longevidade e esp…
Dando continuidade à minha pesquisa de doutorado sobre a institucionalização da farmácia no Brasil do século XIX, este projeto visa inventariar a literatura farmacêutica disponível à instrução dos estudantes e dos profissionais da farmácia no país, desde a criação da cadeira de medicina clínica, teórica e prática na Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, em 1809, à fundaç…
A formação da holding Brazilian Traction em 1912, sediada em Toronto no Canadá, congregou sob uma mesma administração as duas companhias estrangeiras de maior sucesso financeiro no Brasil naquele momento, a São Paulo Tramway, Light and Power Company e a Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company. Além dessas duas, muito conhecidas, seria administrada pela holding uma terceira, fundad…
Pretende-se, a partir da indexação das fotografias produzidas pela pesquisa de campo, ampliar o mapa conceitual e o referencial teórico do vocabulário controlado de energia elétrica na categoria patrimônio industrial de maneira a representar e a recuperar a informação referente ao patrimônio industrial do setor elétrico paulista atualmente dispersa.
O Projeto Eletromemória em sua segunda fase apresenta como inovações o estudo das primeiras centrais geradoras de energia do estado de São Paulo, compreendendo um período que vai de 1890 a 1960, no qual o estado se preparava para iniciar o processo de industrialização. Em sua primeira fase, o Projeto Eletromemória 1 organizou um banco de dados sobre os patrimônios arquivístico, industrial…
Como desdobramento de um dos aspectos da pesquisa de pós-doutorado O ensino farmacêutico no Brasil do século XIX (nº 2022/06767-0), este estágio de pesquisa no exterior tem como proposta examinar a literatura portuguesa médico-farmacêutica que foi utilizada pelos estudantes de farmácia no Brasil, principalmente até meados do século XIX. A ideia, pois, é investigar esse conjunto documental…
Na primeira metade do século XIX, no Rio de Janeiro, foram publicados dezenas de periódicos que se propunham a popularizar o conhecimento científico e suas técnicas com um objetivo comum: um projeto civilizatório para a nascente nação. Dentre essas publicações, em 1833, foi lançado um periódico derivado dessa tradição, que se destacou por sua longevidade e especificidade na busca pelo ape…