Busca avançada
Ano de início
Entree

Cristiane Rodrigues Guzzo Carvalho

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas e em biotecnologia (2005), doutorado direto (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciências Biológicas (Bioquímica) na área de biologia molecular e biologia estrutural pela Universidade de São Paulo. O primeiro contato com bioquímica de macromoléculas foi no laboratório do Professor Shaker Chuck Farah do IQ-USP em 2002, como aluna de iniciação científica. Desde então, tem se dedicado na área de biologia molecular, expressão e purificação de proteínas heterólogas, cristalografia, e várias técnicas de bioquímica convencional como dicroismo circular, Western-Blotting, entre outros. No período de 2015 à 2016 realizou um projeto sabático no laboratório do Prof. Grabriel Waksman, Birkbeck College (Londres), no qual teve contato com outras técnicas de bioquímica e biologia estrutural, como expressão e purificação de complexos proteícos embebidos na membrana bacteriana e microscopia eletrônica. Atualmente tem como foco o estudo do funcionamento de sistemas secretórios bacterianos, sinalização bacteriana e a bioquímica do vírus SARS-CoV-2. Para isso, o grupo de pesquisa utiliza diferentes ferramentas de biologia molecular, expressão e purificação de proteínas, diferentes técnicas de biologia estrutural e várias técnicas de bioquímica convencional. Os temas de estudo do grupo envolve principalmente: 1- O estudo da sinalização do segundo mensageiro bacteriano c-di-GMP no patógeno humano Leptospira interrogans sorovar Copenhageni responsável pela doença negligenciada leptospirose; 2- Estudo estrutural do sistema de secreção tipo II (T2SS) e do pilus tipo IV (T4P); 3- Estudo estrutural do Sistema de Secreção tipo IV em bactérias Gram positivas; e 4- Estudo bioquímico do vírus SARS-CoV-2. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: