Resumo
Utilizar os recursos da Reserva Técnica Institucional segundo as normas especificadas no manual de Reserva Técnica da Fapesp (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química (IQ) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Israel
Possui graduação em Bioquímica e Química pela University of Toronto (1985), mestrado em Bioquímica também pela University of Toronto (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor Titular no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. O foco principal da sua pesquisa é entender a base estrutural de processos importantes para a comportamentos bacterianos complexos, utilizando como modelo o fitopatógeno Xanthomonas citri, causador do cancro cítrico. Os sistemas sob estudo incluem: i) Vias de sinalização que envolvem o importante segundo mensageiro bis(3´-5´)diGMP cíclico (c-diGMP) que controla comportamentos complexos em bactéria como produção de fatores patogênicos, pili de tipo IV, motilidade e formação de biofilmes, ii) O funcionamento e regulação do pilus do tipo IV, usado pelo Xanthomonas para se translocar sobre superfícies sólidas (motilidade "twitching") e para se organizar em biofilmes, iii) O funcionamento do sistema de secreção do tipo IV, usado pelo Xanthomonas para transferir toxinas para outras bactérias, iv) O fenômeno de 'quorum sensing' pelo qual bactérias dentro de uma população coordenam suas atividades em uma maneira dependente de densidade celular. Suas pesquisas técnicas de biologia estrutural (cristalografia, microscopia eletrônica e RMN de proteínas), espectroscopia, microscopia de fluorescência, produção de nocautes gênicos e a análise de redes de interação proteína-proteína. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Contato letal |
Contacto letal |
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Pesquisadores da USP desenvolvem teste de diagnóstico de COVID-19 pela saliva |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Utilizar os recursos da Reserva Técnica Institucional segundo as normas especificadas no manual de Reserva Técnica da Fapesp (AU)
Uma vez instalados, esses acessórios nos permitirão analisar amostras CryoEM em casa no Institute of Chemistry, USP. Este conjunto de acessórios será instalado no microscópio eletrônico de transmissão JEOL modelo JEM-2100 (com peça de pole de alta resolução EM-20720) que atualmente está localizado na Central Analítica do Instituto de Química da USP. A) O "cryoholder" permitirá a transferê…
O Vitrobot (Vitrification Robot) é um dispositivo totalmente controlado por PC para vitrificação (arrefecimento rápido) de amostras aquosas depositadas em uma grade crio-EM. O instrumento é projetado para produzir consistentemente espécimes excelentes para microscopia crio-eletrônica. O processo de imersão, mancha e vitrificação é totalmente automatizado após a colocação de um frasco na c…
Xanthomonas citri subsp citri (Xac) é o agente patogénico causador do cancro cítrico, uma das doenças que mais causa perdas económicas no mundo todo. Xac se espalha das plantas afetadas para plantas saudáveis principalmente através da chuva e do vento e tem a capacidade de sobreviver por longos períodos em diferentes superfícies geralmente devido à formação de biofilmes. O biofilme bacter…
Desde a institucionalização dos recursos da reserva técnica, em seus Processos07/50983-0, 08/58147-9, 09/54438-1, 10/52386-1, 11/51756-2, 12/51565-5, 13/23781-8, e 2014/25980-0 em comum acordo entre os chefes dos dois Departamentos e a Direção do IQ-USP, e com a aprovação da Congregação, esses recursos estão sendo distribuídos segundo as rubricas (1) material permanente no país; (2) servi…
Neste projeto temático pretendemos desenvolver duas vertentes de pesquisa sobre a biologia do fitopatógeno Xanthomonas citri (Xac), o agente causador do cancro cítrico. i) Metabolismo do segundo mensageiro c-di-GMP: síntese, degradação e receptores. Bactérias podem adotar múltiplos estilos de vida. Em um extremo, há crescimento planctônico em meio líquido em que células vivem individualme…
Sistemas de secreção do tipo IV (T4SS) são complexos macromoleculares localizados na membrana bacteriana que mediam a troca de DNA e toxinas efetoras a células-alvo, desempenhando funções-chave em eventos como conjugação, competição bacteriana, invasão de células eucarióticas e evasão do sistema imune em diferentes espécies. Por quinze anos nosso grupo tem se dedicado ao estudo do envolvi…
As toxinas X. citri (chamadas XVIPs ou X-Tfes) são altamente diversas em tamanho e arquitetura (fig. 9 do projeto temático principal), mas todas têm um domínio C-terminal conservado, denominado XVIPCD, que é necessário para sua interação com a proteína de acoplamento VirD4 (Alegria et al., 2005). Dez das treze proteínas mostradas na figura 9 parecem ser toxinas potencialmente genuínas, um…
Os pili de T2SS, T3SS, T4SS e T4P medeiam a ligação de bactérias a outras estruturas que podem ser outras células, fagos ou superfícies inanimadas. Este apego muitas vezes pode levar à transferência de fatores de virulência, invasão por um fago ou a formação de biofilmes. Os pili do tipo IV (T4P) são sistemas de secreção de tipo II de versões especializadas (T2SSs) que translocam proteína…
R-bodies são corpos proteicos, insolúveis, em forma de fita enrolada cilindricamente que se estira (e se enrola de novo, reversivelmente) quando sob determinadas condições, tais como baixo pH, força iônica e presença ou ausência de certos íons. Esta estrutura proteica foi inicialmente encontrada somente em bactérias endossimbióticas obrigatórias, sendo que sua descoberta se deu em cepas "…
O VirD4 é uma ATPase que seleciona proteínas a serem secretadas pela maioria dos T4SSs. Nós mostramos que VirD4 de Xanthomonas citri reconhece domínios conservados chamados XVIPCD encontrados no C-terminal de toxinas (X-Tfes) secretadas (Alegria et al., 2005). Estamos interessados em entender a estrutura do complexo VirD4-XVIPCD, como o complexo é transferido para o resto da maquinaria do…
Bactérias utilizam diferentes sistemas de secreção para o transporte de proteínas para outras bactérias, para células eucarióticas ou para serem liberadas no meio extracelular. Dentre eles, o sistema de secreção do tipo IV, T4SS, é talvez o mais versátil, estando presente tanto em bactérias Gram positivas e Gram negativas, e também sendo capaz de transportar complexos proteína-DNA mediand…
Bactérias usam diferentes sistemas de secreção para o transporte de proteínas para outras bactérias, células eucarióticas ou para secreção para o meio extracelular. Entre eles, o sistema de secreção do tipo IV, T4SS, talvez seja o mais versátil, estando presente tanto em bactérias Gram-positivas quanto Gram-negativas, sendo capaz de transportar complexos proteína-DNA, de forma a mediar a …
Um dos principais objetivos deste projeto de pós-doutorado é a obtenção de informação estrutural sobre o complexo central (core complex) do Sistema de Secreção de Tipo IV de Xanthomonas citri, o qual forma o poro através de ambas camadas de membrana (interna e externa) do envelope bacteriano. Este complexo é composto de 14 cópias de cada uma das subunidades VirB7, VirB9 e VirB10. Devido a…