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Katia Lucchesi Cavalca Dedini

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Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Engenharia Mecanica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e o doutorado em Mecanica Aplicada - Politecnico Di Milano (1993). Atualmente é professora titular (MS6) da Universidade Estadual de Campinas. É membro do IFToMM Technical Committee in Rotordynamics desde 2004 e atualmente está como Presidente do comitê desde 01/2018. Foi coordenadora de programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UNICAMP de 2007 a 2011 e coordenadora geral de pós-graduação na Faculdade de Engenharia Mecânica de 2011 a 2013. Ingressou como membro titular na Academia Nacional de Engenharia em 2014. Foi membro do Conselho da ABCM de 2016 a 2019. Atualmente, está como editora associada do Periódico Mechanism and Machine Theory, da Springer. Foi membro do corpo editorial do periódico Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase nas áreas de conhecimento em Dinâmica e Projeto de Máquinas, atuando, principalmente, nos seguintes temas: dinâmica de rotores, mancais lubrificados, modelagem e análise de vibrações em máquinas rotativas e sua interação com estruturas de suporte. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Pós-doutorado em Engenharia Mecânica com bolsa da FAPESP 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (17)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações17
Citações31
Cit./Artigo1,8
Dados do Web of Science

MENDES, RICARDO UGLIARA; CAVALCA, KATIA LUCCHESI; SARAIVA FERREIRA, LUIZ OTAVIO. Analysis of a complete model of rotating machinery excited by magnetic actuator system. PROCEEDINGS OF THE INSTITUTION OF MECHANICAL ENGINEERS PART C-JOURNAL OF ME, v. 227, n. C1, p. 48-64, . Citações Web of Science: 2. (07/54647-4)

BIZARRE, L.; NONATO, F.; CAVALCA, K. L.. Formulation of five degrees of freedom ball bearing model accounting for the nonlinear stiffness and damping of elastohydrodynamic point contacts. MECHANISM AND MACHINE THEORY, v. 124, p. 179-196, . Citações Web of Science: 9. (15/20363-6)

SALES, T. P.; MARQUES, FLAVIO D.; PEREIRA, DANIEL A.; RADE, DOMINGOS A.. Dynamic assessment of nonlinear typical section aeroviscoelastic systems using fractional derivative-based viscoelastic model. Journal of Sound and Vibration, v. 423, p. 230-245, . Citações Web of Science: 2. (15/20363-6)

GRIPP, J. A. B.; RADE, D. A.. Vibration and noise control using shunted piezoelectric transducers: A review. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 112, p. 359-383, . Citações Web of Science: 4. (15/20363-6)

SALES, THIAGO DE P.; PEREIRA, DANIEL A.; MARQUES, FLAVIO D.; RADE, DOMINGOS A.. Modeling and dynamic characterization of nonlinear non-smooth aeroviscoelastic systems. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 116, p. 900-915, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6)

ALVES, DIOGO STUANI; WU, MATHEUS FREIRE; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Application of gain-scheduled vibration control to nonlinear journal-bearing supported rotor. Journal of Sound and Vibration, v. 442, p. 714-737, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6, 16/13059-1)

DA SILVA TUCKMANTEL, FELIPE WENZEL; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Vibration signatures of a rotor-coupling-bearing system under angular misalignment. MECHANISM AND MACHINE THEORY, v. 133, p. 559-583, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6)

MENDES, RICARDO U.; MACHADO, TIAGO H.; CAVALCA, KATIA L.. Experimental wear parameters identification in hydrodynamic bearings via model based methodology. WEAR, v. 372, p. 116-129, . Citações Web of Science: 1. (15/20363-6)

MACHADO, TIAGO HENRIQUE; ALVES, DIOGO STUANI; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Discussion about nonlinear boundaries for hydrodynamic forces in journal bearing. NONLINEAR DYNAMICS, v. 92, n. 4, p. 2005-2022, . Citações Web of Science: 2. (15/20363-6, 17/07454-8)

BALTHAZAR, JOSE M.; TUSSET, ANGELO M.; BRASIL, REYOLANDO M. L. R. F.; FELIX, JORGE L. P.; ROCHA, RODRIGO T.; JANZEN, FREDERIC C.; NABARRETE, AIRTON; OLIVEIRA, CLIVALDO. An overview on the appearance of the Sommerfeld effect and saturation phenomenon in non-ideal vibrating systems (NIS) in macro and MEMS scales. NONLINEAR DYNAMICS, v. 93, n. 1, SI, p. 19-40, . Citações Web of Science: 5. (15/20363-6)

MACHADO, TIAGO H.; CAVALCA, KATIA L.. Investigation on an experimental approach to evaluate a wear model for hydrodynamic cylindrical bearings. Applied Mathematical Modelling, v. 40, n. 21-22, p. 9546-9564, . Citações Web of Science: 3. (10/20241-4)

GAROLI, GABRIEL YUJI; DE CASTRO, HELIO FIORI. Analysis of a rotor-bearing nonlinear system model considering fluid-induced instability and uncertainties in bearings. Journal of Sound and Vibration, v. 448, p. 108-129, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6, 16/13223-6)

SANCHES, FABIO DALMAZZO; PEDERIVA, ROBSON. Simultaneous identification of unbalance and shaft bow in a two-disk rotor based on correlation analysis and the SEREP model order reduction method. Journal of Sound and Vibration, v. 433, p. 230-247, . Citações Web of Science: 1. (15/20363-6)

DOS SANTOS, GUILHERME PACHECO; BALTHAZAR, JOSE MANOEL; JANZEN, FREDERIC CONRAD; ROCHA, RODRIGO TUMOLIN; NABARRETE, AIRTON; TUSSET, ANGELO MARCELO. Nonlinear dynamics and SDRE control applied to a high-performance aircraft in a longitudinal flight considering atmospheric turbulence in flight. Journal of Sound and Vibration, v. 436, p. 273-285, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6)

MACHADO, TIAGO HENRIQUE; ALVES, DIOGO STUANI; CAVALCA, KATIA LUCCHESI. Investigation about journal bearing wear effect on rotating system dynamic response in time domain. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 129, p. 124-136, . Citações Web of Science: 2. (15/20363-6, 17/07454-8)

VISNADI, LAIS BITTENCOURT; DE CASTRO, HELIO FIORI. Influence of bearing clearance and oil temperature uncertainties on the stability threshold of cylindrical journal bearings. MECHANISM AND MACHINE THEORY, v. 134, p. 57-73, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6)

ALVES, DIOGO STUANI; MACHADO, TIAGO HENRIQUE; CAVALCA, KATIA LUCCHESI; BACHSCHMID, NICOLO. Characteristics of oil film nonlinearity in bearings and its effects in rotor balancing. Journal of Sound and Vibration, v. 459, . Citações Web of Science: 0. (15/20363-6, 18/01919-1, 18/21581-5)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CAMARGO, Lucas Ward Franco de. Ajuste de parâmetros para desalinhamento e empenamento aplicado à modelagem de rotores. 2010. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (08/56662-3)

OKABE, Eduardo Paiva. Interação roto-estrutura : modelo teorico-experimetal. 2007. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (05/60003-7)

CAVALCANTE, Paula Frassinetti. Metodo de solução para o estudo da influencia da estrutura de suporte no comportamento dinamico de maquinas rotativas. 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (96/12742-4)

DEDINI, Katia Lucchesi Cavalca. Análise de modelo numérico de acoplamento de disco flexível. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica. (15/20363-6)

MACHADO, Tiago Henrique. Identificação do desgaste em mancais hidrodinâmicos através do efeito de anisotropia. 2014. Tese (Doutorado) – Faculdade de Engenharia Mecânica. Universidade Estadual de Campinas. (10/20241-4)

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