Busca avançada
Ano de início
Entree

Eduardo Góes Neves

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em História pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade de Indiana e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Professor Titular e Diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, onde ensina na graduação e pós-graduação. Bolsista de produtividade 1A do CNPq. Pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CESTA) da USP e coordenador do Laboratório de Arqueologia dos Trópicos do Museu de Arqueologia e Etnologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém, do Programa de Mestrado em Arqueologia do Neótropico da Escola Superior Politécnica do Litoral (ESPOL), Guayaquil, Equador, e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade do Centro da Província de Buenos Aires, Olavarría, Argentina. Foi Professor Visitante nas Universidades Harvard (Professor Visitante Senior CAPES-Harvard), do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio Janeiro, do Museu Nacional de História Natural de Paris e da Pontifícia Universidade Católica do Peru, Lima. Tem 62 supervisões concluídas, incluindo 28 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Orienta atualmente 11 doutorados e 2 mestrados. Tem cerca de 130 publicações, entre livros, artigos, capítulos de livro e textos de divulgação. É coordenador do grupo de pesquisa "Ecologia Histórica dos Neotrópicos", do CNPq. Elaborou o programa do Curso Superior de Tecnologia em Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2014-2016). Presidiu a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) entre 2009 e 2011 e compôs a diretoria da Sociedade de Arqueologia Americana (SAA) entre 2011 e 2014. Foi coordenador adjunto da área de Antropologia/Arqueologia da CAPES entre 2011 e 2014 e membro do Conselho Assessor da Fundação Wenner-Gren de Pesquisas Antropológicas, de Nova Iorque, entre 2011 e 2015. Membro da Comissão Editorial do Annual Review of Anthropology (2022-2025). Ganhador do Prêmio de Pesquisa do Shanghai Archaeological Forum em 2019. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Los pueblos interconectados de la Amazonia antigua 
Povos interligados da Amazônia antiga 
Povos interligados da Amazônia antiga 
Había más gente en la selva 
Había más gente en la selva 
Os primeiros agricultores na Amazônia 
Un enorme huerto 
Um imenso pomar 
Adubo pré-colombiano 
Abono precolombino 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Perfil: Eduardo Góes Neves


Publicado em 04 de setembro de 2018 - Pesquisa FAPESP. Arqueólogo do MAE-USP conta sobre seus estudos de como a extensa ocupação humana moldou a Amazônia.

Ocupação humana no México tem mais de 30 mil anos


Publicado em 12 de outubro de 2020 - Pesquisa FAPESP. Sítio arqueológico em caverna mexicana tem os indícios mais antigos da presença de pessoas nas Américas. Jennifer Watling, que fez parte do estudo, e Eduardo Góes Neves explicam o que isso muda em como se entende a colonização do continente.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: