Busca avançada
Ano de início
Entree

Paulo César Fonseca Giannini

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IGC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Geologia na Universidade de São Paulo (1982), possui mestrado (1987) e doutorado (1993) em Geociências (Geologia Sedimentar) pela mesma universidade, onde obteve também os títulos de livre-docente (2007) e titular (2013). Depois de iniciar a carreira profissional no Projeto Carvão do convênio IPT-USP (São Paulo, 1983) e no setor de caracterização tecnológica da Paulo Abib Engenharia (São Paulo, 1984-1987), tornou-se docente-pesquisador do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, 1988-1997) e, em seguida, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo - IGc-USP (1997-...). Atua na área de geologia sedimentar e ambiental, com focos em sedimentologia e petrografia sedimentar e em geologia costeira do Quaternário. Suas principais linhas de pesquisa são: análise de dispersão sedimentar, proveniência e paleogeografia baseada em propriedades vetoriais (paleofluxo) e escalares (fácies, texturas, minerais pesados, petrografia); análise de fácies e sistemas deposicionais quaternários, com ênfase no costeiro e no eólico; interações praia-duna; reconstituição da variação do nível relativo do mar no Holoceno; e geoarqueologia, sobretudo constituição, estratigrafia e distribuição tempo-espacial de sambaquis. Possui experiência ainda com mineralogia de sedimentos e produtos de moagem, voltada à caracterização para mineração e usos industriais. Atuou como coordenador do curso de Geologia (2014-2016) e como vice-diretor do IGc-USP (2015-2019). É credenciado para orientação nos programas de pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, do IGc-USP, e em Geociências, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ambos com conceito CAPES 7. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2007. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Análise de sedimentos de cratera reconstituirá 1 milhão de anos da Mata Atlântica


Publicado em 16 de agosto de 2017 - Agência FAPESP. Pesquisadores de cinco países vão analisar vestígios presentes em sedimentos para recontar como a vegetação do bioma reagiu às mudanças climáticas. A FAPESP concedeu auxílio à pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) - para "Aquisição de sistema de datação por luminescência e de microamostrador de precisão, para o estudo de mudanças ambientais no Quaternário" (Proc. 09/53988-8).

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: