14 | Auxílios à pesquisa concluídos |
27 | Bolsas no país concluídas |
1 | Bolsas no exterior concluídas |
42 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Graduei-me em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) em 1988. Fiz a Residência Médica em Medicina Interna durante os anos de 1990 a 1993 e realizei o doutorado em Clínica Médica na mesma Instituição de Ensino Superior, FCM-Unicamp, concluindo-o em 1997. Ingressei como professora na Universidade de São Paulo (USP), lotada no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP). Atuo fundamentalmente na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina. Tenho estudado as vias de sinalização da insulina em modelos de resistência ao hormônio e potenciais interações com outros hormônios, como DHEA e melatonina. Mais recentemente, o laboratório que coordeno tem focado sobre os potenciais efeitos de fármacos (liraglutide), de fitoterápicos (Uncaria tomentosa, ou unha-de-gato) e de bebida próbiótica (kombucha) sobre a esteatose hepática associada a obesidade e diabetes mellitus em modelos animais (camundongos com obesidade induzida por dieta hiperlipidica e camundongos ob/ob). O foco nos fitoterápicos seguiu a lista disponibilizada no RENISUS. Ainda, considerando a função de uma Universidade na disseminação de conhecimento científico e na formação de pessoas em nível de graduação e de PG, tenho atuado em atividades de extensão universitária, em especial com curso de extensão que evoluiu da modalidade difusão a atualização e agora como aperfeiçoamento. Este curso tem como tema a abordagem fisiológica do metabolismo para vida saudável e público alvo é de professores de ciências e educação física do ensino médio e fundamental. Uma das motivações desta atividade extensionista é a chamada da OMS de 2016 intitulada "Beat Diabetes". No currículo Lattes os termos mais frequentes da contextualização para a produção científica são: fosforilação de proteínas, IRS, insulina, comunicação intracelular ou cross-talk, ação insulínica, sinalização intracelular, PI 3-kinase, resistência à insulina, receptor de insulina. Recentemente, como produto da atividade do curso de extensão, foram produzidos 4 games para uso por professores e estudantes de ensinos médio e fundamental sobre o tema e estão disponíveis no site http://lasdpc.icmc.usp.br/games/. Estes games foram resultantes de colaboração científica e apoio financeiro da PRCEU-USP. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |