Busca avançada
Ano de início
Entree

Valeria Muelas Bonafe

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Artista, pesquisadora e educadora, sua prática integra processos criativos, investigativos e pedagógicos centrados no som e na escuta. Como artista, trabalha com composição de música vocal, instrumental e eletroacústica, articulando som e expressões literárias, dramáticas e audiovisuais. Colabora regularmente com solistas, grupos de câmara, coros e orquestras e seus trabalhos têm sido apresentados em concertos e festivais no Brasil, América Latina, EUA e Europa. Sua poética artística aposta na vocação radial da escuta, isto é, na compreensão de que a escuta não é meramente um fenômeno de apreensão daquilo que habitualmente se considera puramente musical ou sonoro, mas sim uma experiência subjetiva e relacional que move a prática composicional em direção a processos de compartilhamento de vivências, memórias, desejos e afetos. Como pesquisadora, desenvolve suas investigações num campo interdisciplinar entre a música, as artes sonoras, os estudos do som e a pesquisa artística, e possui sólida produção bibliográfica publicada em revistas, anais de congresso e livros. Doutora em Música pela Universidade de São Paulo (bolsas CAPES e FAPESP), realizou o Mestrado em Música (bolsa FAPESP) e o Bacharelado em Composição (bolsas de IC do CNPq e da FAPESP) nessa mesma instituição. Durante o doutorado, desenvolveu um estágio de pesquisa na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart (bolsa BEPE-FAPESP). Sua tese "A casa e a represa, a sorte e o corte. Ou: a composição musical enquanto imaginação de formas, sonoridades, tempos [e espaços]" recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2017. Entre 2022-23 desenvolveu uma pesquisa de pós-doc (PDJ-CNPq) intitulada "No território da poética sonora: cartografias de processos criativos" que se voltou ao desenvolvimento de uma metodologia experimental de (auto)análise baseada na abordagem cartográfica e modulada por uma política feminista de escuta. Entre 2023-2024 desenvolveu o projeto de pesquisa "Des-habitar escutas: escuta em disputa na Cracolândia" (bolsa DTI-CNPq) em parceria com Lílian Campesato como parte das atividades do INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (IME-USP). Foi professora na EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo entre 2016-2019 e atuou como professora substituta no Departamento de Música da USP entre 2024-2024. É co-fundadora do grupo Laura - Lugar de Pesquisas em Auralidade e da rede Sonora - Músicas e Feminismos. Desenvolve o projeto Microfonias: Invenção e Compartilhamento de Escuta em colaboração com a artista e pesquisadora Lílian Campesato desde 2017 e é Pesquisadora Associada do NuSom - Núcleo de Sonologia da USP desde 2015. Atualmente é pesquisadora do ECOAR - Estudos de Corpo e Arte e desenvolve a pesquisa de pós-doutorado "Escuta e subjetividade na composição musical e sonora" na EACH-USP (bolsa PD-FAPESP), com supervisão de Marília Velardi. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.