Busca avançada
Ano de início
Entree

Pedro Henrique Campello Torres

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Energia e Ambiente (IEE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Planejamento Urbano e Regional com atuação em pesquisas sobre planejamento, política e meio ambiente em perspectiva interdisciplinar. Atualmente é Pós Doutorando em Planejamento Territorial na Universidade Federal do ABC (UFABC) no Programa de Fixação de Jovens Doutores FAPESP/CNPq. Foi pesquisador Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI - Categoria DA. Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PROCAM/USP) - disciplinas PCA 5043 (Justiça Climática, Cidades e Desigualdades Ambientais), orientador de mestrado na categoria "orientação específica". Após o doutorado realizou três estágios pós doutorais: no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP); em Ciências Ambientais no Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, bolsa e em Environmental Science and Management na University of California Santa Barbara (UCSB). Foi Professor Colaborador III (PART-USP - Categoria MS 3.1) no curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Foi Professor substituto no curso de Gestão Pública (GPDES) do IPPUR (UFRJ) e Visiting Scholar na University of California Santa Barbara (UCSB) na Bren School of Environmental Science Management (BEPE/FAPESP). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na Princeton University (Visiting Student Research Collaborator/CAPES-Sanduíche). Tem interesse em pesquisas interdisciplinares na área de políticas públicas, da governança e do planejamento territorial. Principalmente no tema das desigualdades ambientais, da justiça ambiental e climática, gestão de riscos aplicada ao planejamento territorial, do planejamento e política urbana de cidades e metrópoles. É Research Fellow do Earth System Governance Project e integra o Climate and Water Task Force do International Water Resources Association (IWRA). Foi Expert Review do Capítulo 6 do AR6 IPCC. Experiência profissional em organizações do terceiro setor como ITDP, ICLEI, SOS Mata Atlântica, CDM e Greenpeace, assim como em governo, como Assessor Técnico do Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. De 2020 e 2022 publicou mais de 20 artigos em periódicos qualificados, 5 livros, 14 capítulos de livro, além de organizar dois dossiês especiais em periódicos. Entre 2018 e 2022 foi Editor Associado da Revista Ambiente Sociedade. Faz parte do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade - IEA-USP, do INCLINE (INterdisciplinary CLimate INvestigation cEnter) e do GovAmb/IEE USP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Dilemas ambientais-urbanos em duas metrópoles latino-americanas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 16/09/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

COVID-19: epidemia tem impacto desigual na sociedade


Estreia em 21 maio de 2020 - Agência FAPESP. O novo coronavírus (SARS0CoV-2) tem impactado de forma desigual os territórios urbanos brasileiros. O número de casos e de mortes por COVID-19 tende a ser maior nas áreas periféricas e em regiões que antes da crise global já sofriam com problemas como falta de moradia digna, acesso deficiente à água e saneamento, altos índices de poluição do ar e contaminação do solo. Em entrevista à Agência FAPESP, os pesquisadores Pedro Henrique Campello Torres, pesquisador visitante na Bren School of Environmental Science & Management, University of California Santa Barbara (UCSB), nos Estados Unidos; e Pedro Jacobi, supervisor do estudo de pós-doutorado e coordenador do programa temático Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista face às Mudanças Climáticas, falam do estudo que vai analisar como o novo coronavírus afeta a população do Brasil e Estados Unidos, levando em conta características sociodemográficas distintas relacionadas a fatores que levam a maior vulnerabilidade ambiental.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: