Busca avançada
Ano de início
Entree

Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981) e doutorado em Meteorologia - University of Reading (1991). Pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de 1982 a 2016. Atualmente é professora de Climatologia Dinâmica no curso de Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e pesquisadora voluntária, coordenando projetos na área de clima e modelagem. Tem experiência em Meteorologia com ênfase em Climatologia Dinâmica, sinótica, simulações climáticas com modelos globais e regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: teleconexões, variabilidade interanual e intrasazonal da atmosfera, modelos atmosféricos, anomalias climáticas, extremos em precipitação e temperatura, e mudanças climáticas, com ênfase sobre a América do Sul. Participou como autora líder do capítulo 14 /WG1 do relatório AR5/ IPCC, é membro de comissão do IAMAS/IUGG e co-chair do WG Monção nas Américas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
American Monsoons: progress and future plans 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: