Busca avançada
Ano de início
Entree

Claudia Lucia Mendes de Oliveira

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Astronomia - University of British Columbia (1988) e doutorado em Astronomia - University of British Columbia (1992). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Astrofísica, com ênfase em Galáxias, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos compactos, grupos de galáxias, evolução de galáxias e instrumentação astronômica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Un fósil estelar 
Fóssil estelar 
En busca de la luz de las estrellas de neutrones 
En busca de la luz de las estrellas de neutrones 
Em busca da luz das estrelas de nêutrons 
Detectada pela primeira vez, colisão de estrelas de nêutrons inaugura nova era na astronomia 
Via Láctea revisitada 
Revisión de la Vía Láctea 
Rumo às estrelas 
Rumbo a las estrellas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Aglomerados de galáxias Aglomerados espaciais Aprendizado computacional Aprendizado de máquina supervisionado Artigo científico Asteroides Astrofísica Estelar Astrofísica Extragaláctica Astrofísica Astronomia do Sistema Solar Astronomia espacial Astronomia Banco de dados Brasil Caracterização estrutural Ciência da computação Ciências Exatas e da Terra Cinemática Colaboração científica Cosmologia (astronomia) Desenvolvimento de software Dinâmica das galáxias Dispersão Documentação Energia escura Espectroscopia óptica Espectroscopia Espelhos Estrelas gigantes Estrelas Estrutura da galáxia Estrutura da terra Estudo observacional Evolução estelar Evolução química Evolução Formação de estrelas Formação e evolução da galáxia Fósseis Fotometria Galáxias anãs Galáxias elípticas Galáxias espirais Galáxias Gases Gradiente Grupo local de galáxias Grupos compactos Imagens Instrumentação (astronomia) Instrumentação Astronômica Instrumentação Instrumentos ópticos Interação Intercâmbio de pesquisadores Interferometria Ionização de gases Mapeamento Massa Matéria escura Meio interestelar Metalicidade Métodos espectroscópicos Microscopia holográfica Nebulosas planetárias Núcleos ativos de galáxias Nuvens de Magalhães Óptica Pipeline (hardware) Planetas Populações estelares Processamento de imagens Publicações de divulgação científica Quasares Raios ultravioleta Razão sinal-ruído Regiões HII (astronomia) S-plus Simulação (aprendizagem) Simulação numérica Sistema solar Sistemas ópticos Softwares Southern Astrophysical Research Telescope (SOAR) Supernovas Telescópio Gigante de Magalhães (GMT) Telescópios Transformada de Fourier Universo primordial Velocidade
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte I - 2º Bloco


Publicado em 22 de agosto de 2015 - SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte I - Bloco 2 - A equipe do SP-Pesquisa mostra o trabalho de construção do telescópio J-PAS, uma cooperação Brasil-Espanha para estudar a energia escura. O que é energia escura, a concentração simétrica das galáxias, a tecnologia para observação de 7 bilhões de anos luz da história do Universo, e o entendimento atual da ciência sobre a cosmologia são os topicos tratados em dois programas, gravados em São Paulo, em Teruel (onde fica o observatório), em Granada e em Angra dos Reis.

SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte II - 1º Bloco


Publicado em 29 de agosto de 2015 - SP Pesquisa: Em Busca da Energia Escura - Parte II - 1º Bloco. Segunda parte da reportagem de Tatiana Bertoni Celestino e Patrick Torres sobre o projeto JPAS. Pesquisadores do Brasil e da Espanha estão envolvidos neste projeto, que busca, entre outras coisas, entender por que o Universo se expande cada vez mais depressa. Nesta segunda parte, Tatiana explica o funcionamento do telescópio principal, o T250, instalado na Serra do Javalambre, em Teruel, na Espanha. A reportagem fala, também, o papel dos telescópios auxiliares T80 (também em Javalambre) e T80 sul (instalado no Chile) - que, além de servir para calibrar o telescópio principal, desenvolvem outro projeto, o J-PLUS.

Telescópio Gigante Magalhães - GMT


Publicado em 03 de maio de 2017 - Agência FAPESP. Construir um telescópio como o GMT é um empreendimento monumental. Com um custo estimado em US$ 1 bilhão, o projeto é composto por um consórcio internacional. O Brasil é representado pela FAPESP. Com um investimento de US$ 40 milhões, o que equivale a 4% do investimento total do projeto, a FAPESP garantirá aos pesquisadores do Estado de São Paulo 4% do tempo de operação do GMT.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: