Busca avançada
Ano de início
Entree

Edson Tosta Matarezio Filho

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor efetivo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), coordenador do Mandacaru Laboratório de Antropologia (UEFS), membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR/UEFS). Coordena a pesquisa "Rituais musicais, afetos, cosmopolítica e soberania alimentar entre grupos indígenas e comunidades afro-brasileiras". Pesquisador do projeto de pesquisa Weaving fibres of resistance: Tikuna tree bark and identity in the Amazon, financiado pelo Endangered Material Knowledge Programme (EMKP/ British Museum-UK). Formado em Ciências Sociais (USP), bacharelado e licenciatura. Mestre em Antropologia Social (USP), primeiro colocado na classificação de seleção para Doutorado 2010/2011 do PPGAS/USP. É membro dos Projetos de Extensão "CICLOS DE AÇÃO COMUNITÁRIA (UEFS). Autor dos livros "Ritual e Pessoa entre os Waimiri-Atroari" (Annablume-FAPESP, 2014) e "A Festa da Moça Nova - Ritual de iniciação feminina dos indígenas Ticuna" (Humanitas FFLCH/FAPESP, 2019). Dirigiu os filmes documentários "O que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios" (LISA, 2013), "IBURI Trompete dos Ticuna" (LISA, 2014), "Caminho de Mutum" (LISA, 2018), Mapana (LISA, 2019) e Hino Nacional Ticuna (Mandacaru, 2023). É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP), do grupo de Pesquisas em Antropologia Musical (PAM-USP) e do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa FAPESP no Departamento de Antropologia da USP, com estágio BEPE-FAPESP no Laboratoire d'Anthropologie Sociale (LAS - EHESS - Paris), no Departamento de Linguistica da Universidad Nacional de Colombia (UNAL) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UEA (PPGICH/UEA). Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: teoria antropológica, etnologia indígena, organização social e parentesco, ritual, música, mitologia, cosmologia, xamanismo, segurança e soberania alimentar, alimentação escolar e associativismo comunitário. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Ritual Ticuna de iniciação feminina mostra vitalidade da cultura indígena


Publicado em 13 de março de 2020 - Agência FAPESP. A despeito de todas as pressões da sociedade envolvente, o povo Ticuna preservou uma de suas cerimônias mais importantes, a Festa da Moça Nova. Estudo antropológico investigou em profundidade esse ritual. Um livro sobre esse tema, escrito pelo antropólogo Edson Matarezio Filho, foi publicado recentemente com apoio da FAPESP: “A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna”.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.