Busca avançada
Ano de início
Entree

Edson Tosta Matarezio Filho

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formado em Ciências Sociais (USP), bacharelado e licenciatura. Mestre em Antropologia Social (USP), primeiro colocado na classificação de seleção para Doutorado 2010/2011 do PPGAS/USP, com pesquisa sobre a música, ritual, mitologia, organização social e parentesco dos índios Ticuna. Autor dos livros "Ritual e Pessoa entre os Waimiri-Atroari" (Annablume-FAPESP, 2014) e "A Festa da Moça Nova - Ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna" (Humanitas FFLCH/FAPESP, 2019). Dirigiu os filmes documentários "O que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios" (LISA, 2013), "IBURI Trompete dos Ticuna" (LISA, 2014), "Caminho de Mutum" (LISA, 2018) e Mapana (LISA, 2019). É pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP), do grupo de Pesquisas em Antropologia Musical (PAM-USP) e do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP). Pesquisador associado ao projeto temático FAPESP "O Musicar Local - novas trilhas para a etnomusicologia" (16/05318-7). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa FAPESP no Departamento de Antropologia da USP, com estágio BEPE-FAPESP no Laboratoire d'Anthropologie Sociale (LAS - EHESS - Paris) e no Departamento de Linguistica da Universidad Nacional de Colombia (UNAL), sobre a Festa da Moça Nova, o ritual de iniciação feminina dos Ticuna. Atualmente é bolsista de pós-doutorado com bolsa CAPES no Consórcio Humanitas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para pesquisa aplicada com povos e comunidades tradicionais do Amazonas no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal (CAPES). Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: teoria antropológica, etnologia indígena, organização social e parentesco, ritual, música, mitologia, cosmologia, xamanismo, segurança e soberania alimentar, alimentação escolar e associativismo comunitário. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/10/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Ritual Ticuna de iniciação feminina mostra vitalidade da cultura indígena


Publicado em 13 de março de 2020 - Agência FAPESP. A despeito de todas as pressões da sociedade envolvente, o povo Ticuna preservou uma de suas cerimônias mais importantes, a Festa da Moça Nova. Estudo antropológico investigou em profundidade esse ritual. Um livro sobre esse tema, escrito pelo antropólogo Edson Matarezio Filho, foi publicado recentemente com apoio da FAPESP: “A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna”.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FILHO, Edson Tosta Matarezio. A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/52163-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: