Busca avançada
Ano de início
Entree

Roger Chammas

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Medicina (1988) e concluiu seu doutorado em Ciências Biológicas, Bioquímica (1993) pela Universidade de São Paulo (USP), junto ao Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo. Especializou-se na área de Glicobiologia, na Universidade da California, San Diego (1994-1997). Foi pesquisador visitante do Friedrich-Miescher Institut, Basiléia, Suíça (1991); da Harvard School of Public Health, Boston, Estados Unidos (1993); da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP-EPM (1998-1999); do Moffitt Cancer Reserch Center, Tampa, Estados Unidos (2011-2012) e da Universidade da California, Davis (2019). É docente da Faculdade de Medicina da USP desde 2001, e, Prof. Titular de Oncologia (área: Oncologia Básica) desde 2009. É professor adjunto colaborador do Departamento de Química da Universidade da Carolina do Norte, Charlotte desde 2016. Dirige o Centro de Investigação Translacional em Oncologia, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Faculdade de Medicina da USP e coordena o Comprehensive Center for Precision Oncology da USP. É membro da Union for International Cancer Control (a partir de 1991), da American Association for Cancer Research (a partir de 1995), da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (a partir de 2004) e da Academia Brasileira de Ciências (a partir de 2013). É membro do corpo editorial dos periódicos Frontiers in Oncology; Cancer Biomarkers; e, JNCI, the Journal of the National Cancer Institute. Foi vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP (2018-2022), tendo atuado no grupo de trabalho de implementação do curso de Fìsica Médica da USP-SP, iniciado em 2022. Sua área de interesse é Biologia do Câncer (Bioquímica e Biologia Celular do Câncer), atuando na área de progressão tumoral, marcadores de progressão carboidrato-dependentes e caracterização de microambientes tumorais e seu envolvimento no processo de resistência de tumores a diferentes tipos de tratamento, como plataforma para inovação em diagnóstico e terapêutica de neoplasias. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Debate sobre o ecossistema brasileiro de inovação 
Inovação no Brasil: O Difícil Caminho à Frente 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácidos siálicos Acidose Adesão celular Administração de projetos Anatomia Patológica e Patologia Clínica Angiogênese Anti-hipertensivos Anti-inflamatórios Anticorpos monoclonais Antineoplásicos Atividade física Autofagia Baço Biologia Geral Biologia Molecular Biologia celular Biologia molecular Bioluminescência Biomarcadores tumorais Biomarcadores Bioquímica Caquexia Cardiotoxicidade Ciências Biológicas Ciências da Saúde Cisplatino Citologia e Biologia Celular Citologia Clínica Médica Coleções Curcumina Dacarbazina Desintegrinas Diagnóstico clínico Doenças cardiovasculares Doxorrubicina Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos Ensaio clínico Epidemiologia molecular Epidemiologia Equipamentos e provisões Equipamentos multiusuários Equipamentos para diagnóstico Estresse de retículo endoplasmático Estresse do retículo endoplasmático Exercício físico Farmacologia Fármacos Fator de ativação de plaquetas Fibrossarcoma Galectina 3 Gangliosídeos Gangliosídios Genética Humana e Médica Genética Genômica funcional Gestão da inovação Glicobiologia Glicoesfingolipídeos Glicosilação Glioma Heterogeneidade Hipóxia Imagem molecular Imunidade inata Imuno-histoquímica Imunologia Imunoquímica Inativação gênica Inflamação Infraestrutura de pesquisa Infraestrutura Institutos de câncer Institutos de pesquisa Insuficiência cardíaca Integrinas Intercâmbio de pesquisadores Interdisciplinar Macrófagos Medicina Melanócitos Melanoma experimental Melanoma Metástase neoplásica Metilação MicroRNAs Microambiente tumoral Modelos animais de doenças Morfologia Morte celular Movimento celular Nanopartículas Neoplasias colorretais Neoplasias cutâneas Neoplasias mamárias Neoplasias ovarianas Neoplasias pancreáticas Neoplasias pulmonares Neoplasias Oncogenética Oncologia experimental Oncologia molecular Oncologia Patentes Polimorfismo genético Prevenção Prognóstico Progressão da doença Progressão tumoral Proliferação celular Quimiorresistência Quimioterapia Quimioterápicos Radioterapia Radiotraçadores Receptor 2 toll-like Receptor 4 toll-like Recursos para a pesquisa Rede elétrica Reparo do DNA Reparo gênico alvo-dirigido Reserva técnica Resposta imune Saúde Coletiva Sistema cardiovascular Tecnologia da informação Terapêutica Terapia de alvo molecular Terapia genética Transformação celular neoplásica Tratamento do câncer Vesículas extracelulares
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco


Publicado em 27 de junho de 2015 - SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco. O programa São Paulo Pesquisa conta o que os cientistas já sabem sobre como o câncer aparece no nosso organismo. E aborda isso por meio de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa de São Paulo. O médico Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação translacional em oncologia do Instituto do Câncer, explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento. Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, investiga nanomedicamentos para o tratamento do câncer.

SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 2º Bloco


Publicado em 27 de junho de 2015 - SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 2º Bloco. O programa São Paulo Pesquisa conta o que os cientistas já sabem sobre como o câncer aparece no nosso organismo. E aborda isso por meio de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa de São Paulo. O médico Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação translacional em oncologia do Instituto do Câncer, explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento. Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, investiga nanomedicamentos para o tratamento do câncer.

Patente(s) depositada(s)

MOLÉCULA HÍBRIDA PARA DIAGNÓSTICO E /OU PROGNÓSTICO DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS, INFECCIOSAS E DO DESENVOLVIMENTO PI0501095-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Roger Chammas ; Fabiana Henriques Machado de Melo ; Diego Alberto Butera Wadsworth ; Ana Maria Moura da Silva - 24 de fevereiro de 2005

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.