Busca avançada
Ano de início
Entree

Roger Chammas

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Medicina (1988) e concluiu seu doutorado em Ciências Biológicas, Bioquímica (1993) pela Universidade de São Paulo, junto ao Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo. Especializou-se na área de Glicobiologia, na Universidade da California, San Diego (1994-1997). Foi pesquisador visitante do Friedrich-Miescher Institut, Basiléia, Suíça (1991); da Harvard School of Public Health, Boston, Estados Unidos (1993); da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP-EPM (1998-1999); do Moffitt Cancer Reserch Center, Tampa, Estados Unidos (2011-2012) e da Universidade da California, Davis (2019). É docente da Faculdade de Medicina da USP desde 2000, e, Prof. Titular de Oncologia (área: Oncologia Básica) desde 2009. Atua como professor adjunto do Departamento de Química da Universidade da Carolina do Norte, Charlotte desde 2016. Coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia, unidade de pesquisa básica e translacional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É membro da Union for International Cancer Control (a partir de 1991), da American Association for Cancer Research (a partir de 1995), da Sociedade Brasileira de Biologia Celular (a partir de 2004) e da Academia Brasileira de Ciências (a partir de 2013). É editor acadêmico dos periódicos Frontiers in Oncology; Cancer Biomarkers; e, Anais da Academia Brasileira de Ciências. Sua área de interesse é Biologia do Câncer (Bioquímica e Biologia Celular do Câncer), atuando na área de progressão tumoral, marcadores de progressão carboidrato-dependentes e caracterização de microambientes tumorais, como alvo para terapia combinada e diagnóstico molecular por imagem em cânceres. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Inovação no Brasil: O Difícil Caminho à Frente 
Debate sobre o ecossistema brasileiro de inovação 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácidos graxos insaturados Ácidos graxos ômega-3 Ácidos graxos ômega-6 Acidose Anatomia Patológica e Patologia Clínica Angiogênese Anti-hipertensivos Anticorpos monoclonais Antineoplásicos Atividade física Autofagia Baço Biologia Geral Biologia Molecular Biologia celular Biologia molecular Bioluminescência Biomarcadores tumorais Biomarcadores Biópsia líquida Bioquímica Bradicinina Caquexia Cardiotoxicidade Ciclo celular Ciências Biológicas Ciências da Saúde Cisplatino Citologia e Biologia Celular Citologia Clínica Médica Curcumina Dacarbazina Desintegrinas Diagnóstico clínico Doenças cardiovasculares Doxorrubicina Efeitos colaterais e reações adversas relacionados a medicamentos Ensaio clínico Epidemiologia molecular Epidemiologia Equipamentos e provisões Equipamentos para diagnóstico Estresse de retículo endoplasmático Estresse do retículo endoplasmático Exercício físico Exossomos Expressão gênica Farmacologia Fármacos Fator de ativação de plaquetas Fibrossarcoma Galectina 3 Gangliosídios Genética Humana e Médica Genética Genômica funcional Genômica Gestão da inovação Glicobiologia Glicosilação Glioma Heterogeneidade Hipóxia Imagem molecular Imunidade inata Imuno-histoquímica Imunofluorescência Imunologia Inflamação Infraestrutura Institutos de câncer Institutos de pesquisa Insuficiência cardíaca Integrinas Interdisciplinar Macrófagos Mecanotransdução Medicina Melanócitos Melanoma experimental Melanoma Metástase neoplásica MicroRNAs Microambiente tumoral Modelo experimental Modelos animais de doenças Morfologia Morte celular Movimento celular Nanopartículas Neoplasias colorretais Neoplasias cutâneas Neoplasias mamárias Neoplasias ovarianas Neoplasias pancreáticas Neoplasias Oncologia experimental Oncologia molecular Oncologia Patentes Peptídeos Polimorfismo genético Prevenção Prognóstico Progressão da doença Progressão tumoral Proteínas de ligação a RNA Proteínas inflamatórias de macrófagos Quimiorresistência Quimioterapia Radiofarmacologia Radioterapia Radiotraçadores Receptor 2 toll-like Receptor 4 toll-like Recursos para a pesquisa Reparo do DNA Reparo gênico alvo-dirigido Reserva técnica Resposta imune Saúde Coletiva Sistema cardiovascular Sobrevivência celular Tecnologia da informação Tensão de cisalhamento Terapêutica Terapia de alvo molecular Terapia genética Transdução de sinais Transformação celular neoplásica Tratamento do câncer Vesículas extracelulares
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco


Publicado em 27 de junho de 2015 - SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 1º Bloco. O programa São Paulo Pesquisa conta o que os cientistas já sabem sobre como o câncer aparece no nosso organismo. E aborda isso por meio de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa de São Paulo. O médico Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação translacional em oncologia do Instituto do Câncer, explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento. Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, investiga nanomedicamentos para o tratamento do câncer.

SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 2º Bloco


Publicado em 27 de junho de 2015 - SP Pesquisa - A pesquisa do câncer no Brasil - 2º Bloco. O programa São Paulo Pesquisa conta o que os cientistas já sabem sobre como o câncer aparece no nosso organismo. E aborda isso por meio de trabalhos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa de São Paulo. O médico Roger Chammas, que coordena o Centro de Investigação translacional em oncologia do Instituto do Câncer, explica como a pesquisa caminha do paciente para o laboratório e retorna ao paciente em forma de tratamento. Mitzi Brentani e Aparecida Koike, também da USP, estudam o câncer de mama e querem saber por que a doença tem aparecido tão frequentemente em jovens. Raul Maranhão, do Instituto do Coração, investiga nanomedicamentos para o tratamento do câncer.

Patente(s) depositada(s)

MOLÉCULA HÍBRIDA PARA DIAGNÓSTICO E /OU PROGNÓSTICO DE DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS, INFECCIOSAS E DO DESENVOLVIMENTO PI0501095-0 - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP). Roger Chammas; Fabiana Henriques Machado de Melo; Diego Alberto Butera Wadsworth; Ana Maria Moura da Silva - 24 de fevereiro de 2005

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: