Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da temperatura nas trocas gasosas e fluorescência em laranjeira Pêra (Citrus sinensis L. Osbeck) com clorose variegada dos citros

Processo: 00/02325-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Eduardo Caruso Machado
Beneficiário:Rafael Vasconcelos Ribeiro
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Clorose variegada dos citros   Fluorescência   Laranja
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amarelinho | Citrus Sinensis L.Osbeck | Clorose Variegada Dos Citros | Fluorescencia | Temperatura | Trocas Gasosas

Resumo

Este projeto faz parte de um programa de pesquisa que visa estudar os processos fisiológicos desencadeados por plantas infectadas por Xylella fastidiosa, agente causal da Clorose Variegada dos Citros (CVC), relacionando-os com as condições ambientais presentes. O objetivo principal desse trabalho é investigar o efeito da temperatura sobre os mecanismos fisiológicos de plantas infectadas por CVC e no desenvolvimento de sintomas. Nesse estudo serão abordadas duas hipóteses: a) a infecção no xilema pela Xylella fastidiosa reduz a condutividade hidráulica dos caules e ramos e o transporte de água e de nutrientes para as folhas, afetando dessa forma a taxa fotossintética e a fluorescência da clorofila a; b) no vaso do xilema, em condições estressantes para as plantas (altas temperaturas ou baixa disponibilidade hídrica), a rota oxidativa pode ser acelerada pela Xylella fastidiosa, produzindo espécies reativas de oxigênio. Esses complexos podem afetar diretamente o rendimento quântico da fotossíntese via cadeia de transporte de elétrons podendo ser detectado pelas mudanças nos padrões de fluorescência. Ambas as hipóteses serão testadas em ambiente controlado onde haverá apenas a variação da temperatura, com o intuito de verificar o possível efeito da temperatura sobre as características de trocas gasosas e fluorescência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, RAFAEL VASCONCELOS; MACHADO, EDUARDO CARUSO; DE OLIVEIRA, RICARDO FERRAZ. Resposta da fotossíntese à temperatura e sua interação com a intensidade luminosa em discos foliares de laranjeira doce na ausência de fotorrespiração. Ciência e Agrotecnologia, v. 30, n. 4, p. 670-678, . (00/02325-4)
RIBEIRO‚ RV; MACHADO‚ EC; OLIVEIRA‚ RF. Growth-and leaf-temperature effects on photosynthesis of sweet orange seedlings infected with Xylella fastidiosa. PLANT PATHOLOGY, v. 53, n. 3, p. 334-340, . (98/16259-1, 00/02325-4)
RAFAEL VASCONCELOS RIBEIRO; EDUARDO CARUSO MACHADO; RICARDO FERRAZ DE OLIVEIRA; CARLOS PIMENTEL. Efeitos da alta temperatura na resposta da fotossíntese à luz em laranjeira doce infectada por Xylella fastidiosa. Brazilian Journal of Plant Physiology, v. 15, n. 2, p. 89-97, . (00/02325-4, 98/16259-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Rafael Vasconcelos. Influência da temperatura na fotossíntese de laranjeira 'Pêra' com clorose variegada dos citros.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.