Busca avançada
Ano de início
Entree

Participacao do oxido nitrico na reducao da enzima conversora de angiotensina i induzida pelo "shear stress".

Processo: 00/06639-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Eduardo Krieger
Beneficiário:Carla Moniz Pertrini
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Óxido nítrico   Células endoteliais   Tensão de cisalhamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celula Endotelial | Oxido Nitrico | Shear Stress

Resumo

O sistema cardiovascular está constantemente exposto a forças mecânicas que desempenham um importante papel determinando sua estrutura e função. O "shear stress" que é uma força tangencial à parede do vaso, resultado do atrito entre o sangue e a parede do vaso, atua principalmente na superfície endotelial. Várias evidências demonstram que o "shear stress" participa ativamente da homeostasia vascular através da regulação da expressão e liberação de substâncias vasoativas como o NO, endotelina e ECA, e de hormônios de crescimento como o PDGF e FGF. O NO é instantaneamente liberado quando a célula endotelial é submetida ao "shear stress" e existem evidências mostrando que ele está mediando o aumento do PDGF-A e MCP-1 induzido pelo "shear stress" através da regulação dos fatores de transcrição NFkB e erg-1. Recentemente demonstramos que o "shear stress" diminui a atividade e a expressão da ECA, e neste trabalho investigaremos o papel do NO na modulação desta resposta. Evidências recentes (Ackermann e col., 1998) sugerem que o NO diminui a atividade da ECA tanto em ensaio bioquímico de hidrolise de um substrato sintético, como em ensaio biológico de contração induzido pelo angiotensina I. A análise das relações entre estas substâncias vasoativas na presença de fluxo pode ser importante para esclarecer importantes mecanismos que participam na manutenção da homeostasia cardiovascular e nos desequilíbrios que podem levar ao desenvolvimento de patologias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C.M. PERTRINI; A.A. MIYAKAWA; F.R.M. LAURINDO; J.E. KRIEGER. Nitric oxide regulates angiotensin-I converting enzyme under static conditions but not under shear stress. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 9, p. 1175-1178, . (00/09485-7, 00/06639-3, 01/00009-0, 00/12154-2)