Busca avançada
Ano de início
Entree

Obliteração dos túbulos dentinários através do uso de diferentes dentifrícios

Processo: 00/08347-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Carolina Diniz Micheloni
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Túbulos dentinários   Dentifrícios   Nitrato de potássio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cloreto De Estroncio | Densidade De Tubulos | Hipersensibilidade Dentinaria | Monofluorfosfato De Sodio | Nitrato De Potassio

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a obliteração dos túbulos dentinários através da utilização de dentifrícios para hipersensibilidade cervical. Serão utilizadas as faces vestibulares e linguais de 12 terceiros molares humanos. O esmalte dental dessa região será removido pelo polimento com lixas de óxido de alumínio e pastas diamantadas, para a não formação da "smear layer". As superfícies dentinárias serão tratadas através de 4 grupos (n=6): 1- somente armazenamento em saliva artificial por 2 semanas a 37 C; 2- submetidos a duas escovações diárias com Sensodyne por 1 minuto, durante 2 semanas e o restante do tempo armazenados em saliva artificial; 3- idem grupo 2 com dentifrício Emoform e 4- idem grupo 2 com dentifrício Sorriso. A saliva artificial será substituída 1 vez por dia e os espécimes serão mantidos em agitador mecânico. Os espécimes serão preparados para microscopia eletrônica de varredura e fotografados em magnitude de 1000x. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEX JOSÉ SOUZA DOS SANTOS; MARCELO GIANNINI; LUIS ALEXANDRE MAFFEI SARTINI PAULILLO; JOSÉ ROBERTO LOVADINO; RICARDO MARINS DE CARVALHO. Efeito do modo de ativação e da técnica restauradora na resistência de união entre compósito e dentina em cavidades classe I. Brazilian Oral Research, v. 18, n. 3, p. 260-265, . (00/08347-0, 01/02771-7)