Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises de misturas diversas de compostos orgânicos por cromatografia gasosa/espectrometria de massas (GC/MS) de alto desempenho em um equipamento GC-O-TOF: alta sensibilidade, alta resolução e por ionização por elétrons (EI), química (CI) ou por campo (FI)

Processo: 01/00016-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2002
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Marcos Nogueira Eberlin
Beneficiário:Marcos Nogueira Eberlin
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos orgânicos  Cromatografia a gás  Espectrometria de massas 
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Várias análises por GC/MS são feitas pelo lab. de MS do IQ-UNICAMP, em apoio a projetos de pesquisa de todo o IQ. Estas análises envolvem misturas de PNs, de prod. de sínteses diversas, de aromas, de derivados de petróleo, e vários extratos. Um novo GC/MS de alto desempenho foi lançado pela Micromass: O GC-o-TOF. Este tem diversas vantagens que beneficiarão as análises no LEM-IQ. 1- Alta sensibilidade: Os TOFs realizam análise não-discriminativas (todos os íons são analisados e detectados), assim tem alta sensibilidade. 2- Alta resolução: A combinação de aceleração ortogonal e "refleclors" aumentaram a resolução de TOFs para 5 a 10 mil u. 3- Ionização FI: A ionização por campo é branda e produz principalmente íons moleculares. Útil, portanto para moléculas que não formam ions moleculares em EI. A FI é menos sensível, mas o TOF compensa esta baixa sensibilidade com alta resolução. O GC-o-TOF aumentará o desempenho de GC/MS's do LEM-IQ. A alta sensibilidade permitirá identificar minoritários com segurança. Os GC/MS's de alta resolução determinarão composições elementares (CE). GC/MS's serão obtidos por EI e FI: EI permitirá determinar CEs e comparar espectros com bibliotecas. FI, que produz M+. Intensos, e com alta resolução, permitirá confirmar massas, e determinar massas dos componentes que não apresentam M+. por EI. Em suma, uma poderosa e versátil ferramenta analítica estará a serviço dos projetos de pesquisa do IQ-UNICAMP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARROTEIA, KELEN FABIOLA; BARBIERI, MAINARA FERREIRA; MARTINS FERREIRA SOUZA, GUSTAVO HENRIQUE; TANAKA, HIROMITSU; EBERLIN, MARCOS NOGUEIRA; HYSLOP, STEPHEN; ALVARES, LUCIA ELVIRA; VIOLIN DIAS PEREIRA, LUIS ANTONIO. Albumin Is Synthesized in Epididymis and Aggregates in a High Molecular Mass Glycoprotein Complex Involved in Sperm-Egg Fertilization. PLoS One, v. 9, n. 8, . (01/00016-7, 01/12773-7, 05/04007-3)