Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização social e amamentação cooperativa em catetos (Tayassu tajacu): implicações ontogenéticas e filogenéticas

Processo: 02/04356-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Vera Silvia Raad Bussab
Beneficiário:Cibele Biondo
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aleitamento animal   Amamentação cooperativa   Tayassu tajacu   Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amamentacao Cooperativa | Catetos | Cuidado Materno | Experiencia Maternal | Parentesco | Tayassu Tajacu

Resumo

A amamentação cooperativa (AC) será estudada experimentalmente em cateto (Tayassu tajacu), a fim de estabelecer alguns de seus fatores causais e funcionais nesta espécie. Objetiva-se determinar se a condição nutricional, a experiência maternal, as interações sociais, o parentesco e a familiaridade das fêmeas, além do tamanho da ninhada e da idade dos filhotes pode influenciar a ocorrência do comportamento em questão. A partir da análise destas variáveis e do contexto da organização social, será possível avaliar quais hipóteses correntemente aplicadas para explicar a AC se aplicam ao comportamento em catetos. O estudo será conduzido em cativeiro. Serão formados dois grupos experimentais com seis fêmeas lactantes e seus filhotes em cada. Um dos grupos será alimentado duas vezes ao dia e o outro apenas pela manhã. O parentesco (determinado por DNA fingerprint), a familiaridade e a experiência das fêmeas, o tamanho da ninhada e a idade dos filhotes funcionarão como variáveis independentes observadas dentro de cada grupo. Os métodos utilizados para a quantificação do comportamento serão os de animal focal e varredura instantânea. Cada grupo será observado diariamente por duas horas, alternando-se entre manhã e tarde. Além da AC serão registrados também os comportamentos sociais das fêmeas dentro de cada grupo. As freqüências obtidas serão comparadas através de testes de qui-quadrado. Os dados de duração serão analisados por testes paramétricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIONDO, CIBELE; IZAR, PATRICIA; MIYAKI, CRISTINA Y.; BUSSAB, VERA S. R.. Social structure of collared peccaries (Pecan tajacu): Does relatedness matter?. Behavioural Processes, v. 109, n. A, SI, p. 70-78, . (02/04356-0)
BIONDO, CIBELE; IZAR, PATRICIA; MIYAKI, CRISTINA Y.; BUSSAB, VERA S. R.. Social structure of collared peccaries (Pecan tajacu): Does relatedness matter?. Behavioural Processes, v. 109, p. 9-pg., . (02/04356-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BIONDO, Cibele. Estrutura social e alo-amamentação de catetos (Tayassu tajacu) em cativeiro. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.