Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil de expressão gênica em aloenxertos renais com rejeição aguda vascular

Processo: 04/03784-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Alvaro Pacheco e Silva Filho
Beneficiário:Viviane Campos Ponciano
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão gênica   Macroarranjos de DNA   Aloenxertos   Transplante de rim
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aguda | Macroarray | Rejeicao | Renal | Rna | Transplante

Resumo

A rejeição aguda no transplante renal é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de nefropatia crônica e perda do enxerto. As bases moleculares deste processo ainda não são totalmente compreendidas. Recentemente surgiram novas técnicas que possibilitam a análise do perfil de expressão gênica de centenas de genes ao mesmo tempo, utilizando pequenas amostras de tecido. A proposta deste estudo é analisar por meio de uma dessas técnicas, o "macroarray", o padrão de expressão gênica de enxertos renais com rejeição aguda vascular, o tipo com pior evolução clínica, e compará-lo com o de enxertos com rejeição aguda tubulointersticial e rins normais. Estas técnica é uma forma rápida de identificar vários genes candidatos que podiam ser utilizados como biomarcadores no manuseio do transplante renal. Os dados obtidos com o macroarray serão confirmados por PCR em tempo real e análise imunohistoquímica. Na segunda etapa do estudo, será avaliado prospectivamente o impacto da determinação de moléculas na urina de pacientes com rejeição aguda na sobrevida a curto e médio prazo do enxerto. Serão estudadas duas moléculas a serem selecionadas da análise por macroarray e o CD20 (linfócitos B), recentemente descrito na literatura como um fator de mau prognóstico nas rejeições agudas. Dessa maneira esperamos detectar possíveis marcadores deste tipo severo de rejeição aguda, que poderiam ser utilizados na prática clínica de maneira preventiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONCIANO‚ V.C.; RENESTO‚ P.G.; NOGUEIRA‚ E.; RANGEL‚ É.B.; CENEDEZE‚ M.A.; FRANCO‚ M.F.; CÂMARA‚ N.O.S.; PACHECO-SILVA‚ A.. Tim-3 expression in human kidney allografts. TRANSPLANT IMMUNOLOGY, v. 17, n. 3, p. 215-222, . (04/08311-6, 04/08226-9, 04/03784-3)
PONCIANO‚ V.C.; SOARES‚ M.F.; NAKA‚ É.L.; ARRUDA‚ É.F.; CENEDEZE‚ M.A.; FRANCO‚ M.F.; PACHECO-SILVA‚ A.; C{\=A}MARA‚ N.O.S.. Urinary CD20 mRNA as a surrogate of CD20-positive cells infiltration during allograft dysfunction in renal transplant patients. International Immunopharmacology, v. 9, n. 6, p. 663-667, . (04/08311-6, 04/08226-9, 04/03784-3)