Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle da expressão gênica do metabolismo de carboidratos pela auxina durante a mobilização de reservas e o desenvolvimento de plântulas de jatobá (Hymenaea courbaril var. Stilbocarpa)

Processo: 04/10159-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marcos Silveira Buckeridge
Beneficiário:Aline Dias Brandão
Instituição Sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/05124-8 - Conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal do Cerrado e da Mata Atlântica: o armazenamento de carboidratos e seu papel na adaptação e manutenção de plantas em seu habitat natural, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Expressão gênica   Hidrolases   Xiloglucano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auxina | Expressao Genica | Hidrolases | Hymenaea Courbaril | Sintetases | Xiloglucano

Resumo

Os jatobás (espécies pertencentes ao gênero Hymenaea, família Leguminosae) apresentam grande capacidade adaptativa a diversos ecossistemas tropicais brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga). Uma característica diferencial de algumas espécies do gênero Hymenaea é a utilização do xiloglucano (XG) como principal reserva de carbono nos cotilédones. O XG é um polissacarídeo similar à celulose, mas solúvel em água devido a ramificações com xilose e galactose. Após a germinação, o xiloglucano é degradado, produzindo monossacarídeos livres que são rapidamente metabolizados à sacarose, a qual será transportada para as folhas e em seguida degradada para o crescimento. A produção das enzimas de hidrólise do XG (beta-galactosidase e endo-beta-1,4-glucanase - XET) é controlada pela auxina produzida pelo primeiro par de folhas (eófilo) da planta e o metabolismo da sacarose é realizado pela sacarose sintase e invertase. O projeto propoe avaliar de maneira detalhada os mecanismos moleculares do controle da mobilização do XG e utilização da sacarose. Para tanto, a regulação transcricional e pós-transcricional das hidrolases (beta-galactosidase e XET) assim como das enzimas envolvidas na degradação da sacarose, sacarose sintase e invertases serão avaliados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FÁBIO REIS DALLE MOLLE; ALINE DIAS BRANDÃO; MARCO AURÉLIO SILVA TINÉ. Variação ao longo do dia da atividade de enzimas do catabolismo de sacarose em plântulas de Hymenaea courbaril L. durante a mobilização do xiloglucano de reserva. Rev. bras. Bot., v. 32, n. 1, p. 143-153, . (04/12194-5, 04/10159-8)
BRANDAO, A. D.; DEL BEM, L. E. V.; VINCENTZ, M.; BUCKERIDGE, M. S.. Expression pattern of four storage xyloglucan mobilization-related genes during seedling development of the rain forest tree Hymenaea courbaril L.. Journal of Experimental Botany, v. 60, n. 4, p. 1191-1206, . (04/10159-8, 07/59708-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)