Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteogenese in vitro sobre titanio: efeito da associacao de micro e nanotopografia.

Processo: 04/13504-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Paulo Tambasco de Oliveira
Beneficiário:Larissa Moreira Spinola de Castro Raucci
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nanotopografia   Osteogênese   Cultura de células   Titânio   Osteoblastos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura De Celulas | Microtopografia | Nanotopografia | Osteoblastos | Osteogenese | Titanio

Resumo

A topografia de biomateriais influencia diversos fenômenos celulares e teciduais. Destacam-se, em publicações mais recentes, tratamentos que resultam na formação de diferentes microtopografias e nanotopografias. Microtopografias podem estimular a osteogênese por criar um ambiente tridimensional favorável às interações célula-célula e célula-matriz extracelular (MEC). Diferentes nanotopografias influenciam a adsorção de proteínas, a adesão e proliferação celulares e a síntese e secreção de moléculas da MEC e, conseqüentemente, o processo de formação tecidual in vitro. Apenas recentemente foram publicados os primeiros estudos que avaliam os efeitos, em células e tecidos, da associação de micro e nanotopografias em diferentes biomateriais (Tan & Saltzman, 2004; Zinger et al., 2004); no entanto, os efeitos dessa associação sobre a osteogênese em titânio (cpTi) ainda são pouco conhecidos. O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da associação de micro e nanotopografia de cpTi na formação óssea in vitro. Serão avaliados, em culturas primárias osteogênicas crescidas sobre discos de cpTi com micro+nanotopografia e controles, com microtopografia e com superfície usinada, os seguintes parâmetros: 1) imunolocalização de fibronectina, osteopontina e sialoproteína óssea em 1, 11 e 17 dias; 2) adesão celular em 1/2, 4 e 24 horas; 3) proliferação celular (curva de crescimento) em 1, 3, 7 e 11 dias; 4) conteúdo de proteína total, atividade de fosfatase alcalina e formação de matriz mineralizada em 11 e 17 dias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHWARTZ FO‚ H.O.; NOVAES JR‚ A.B.; DE CASTRO‚ L.M.S.; ROSA‚ A.L.; DE OLIVEIRA‚ P.T.. In vitro osteogenesis on a microstructured titanium surface with additional submicron-scale topography. Clinical Oral Implants Research, v. 18, n. 3, p. 333-344, . (03/02032-5, 04/13504-8)