Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial terapêutico de venenos de anfíbios e serpentes em Leishmaniose e Doença de Chagas

Processo:05/00974-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:André Gustavo Tempone Cardoso
Beneficiário:André Gustavo Tempone Cardoso
Instituição Sede:Instituto Adolfo Lutz (IAL). São Paulo , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:São Paulo
Assunto(s):Doenças parasitárias  Leishmaniose  Doença de Chagas  Venenos de origem animal  Anfíbios  Serpentes  Drogas em investigação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anfibios | Chagas | Leishmaniose | Novos Farmacos | Serpentes | Farmacologia-Protozoologia

Resumo

Dentre as principais doenças tropicais, as causadas por protozoários apresentam alta morbidade e/ou mortalidade, sendo representadas pela Leishmaniose e Doença de Chagas. Afetam grandes populações marginais ao processo econômico globalizado, e desta forma, não são vistas como mercados potenciais. O presente projeto visa a avaliação do potencial terapêutico de venenos de sapos e serpentes da fauna brasileira para o tratamento da Leishmaniose e Doença de Chagas, sendo realizado no Laboratório de Parasitologia do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo, em colaboração com o Instituto Butantan. O presente estudo avaliará a eficácia in vitro e contra os diferentes estágios dos parasitas, de 10 venenos de sapos e 2 venenos de serpentes. Através de ensaios de citotoxicidade contra diferentes linhagens celulares de mamíferos, avaliar-se-á a potencialidade dos compostos em teste, determinando-se os Índices de Seletividade. Através de diferentes técnicas cromatográficas, será realizado o isolamento e a caracterização bioquímica do composto que apresentar maior potencial terapêutico. Estudos ultraestruturais em microscopia de transmissão eletrônica serão desenvolvidos com o objetivo de se identificar os possíveis alvos celulares do composto mais ativo nos protozoários estudados, resultando em uma avaliação inicial do mecanismo de ação. Ainda será desenvolvido um estudo experimental in vivo com um dos compostos isolados mais ativos, livre ou encapsulado em lipossomos estrategicamente dirigidos às células-alvo no tratamento da Leishmaniose Visceral, visando assim, o aumento do Índice Terapêutico e diminuição de sua potencial toxicidade... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
REIMAO, JULIANA QUERO; MIGOTTO, ALVARO ESTEVES; KOSSUGA, MIRIAM H.; BERLINCK, ROBERTO G. S.; TEMPONE, ANDRE GUSTAVO. . Parasitology Research, v. 103, n. 6, p. 1445-1450, . (06/05241-2, 05/60175-2, 05/00974-9)
TEMPONE, ANDRE GUSTAVO; PIMENTA, DANIEL CARVALHO; LEBRUN, IVO; SARTORELLI, PATRICIA; TANIWAKI, NOEMI N.; DE ANDRADE, JR., HEITOR FRANCO; ANTONIAZZI, MARTA MARIA; JARED, CARLOS. . Toxicon, v. 52, n. 1, p. 13-21, . (05/00974-9)