Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade de SOD, catálise, GPx e desenvolvimento de estresse oxidativo em glândulas submandibular e parótida de ratos diabéticos induzidos por streptozotocina: estudo temporal de curto prazo

Processo: 05/04008-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fernando Neves Nogueira
Beneficiário:Flávia Kazue Ibuki
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Estresse oxidativo   Glândulas salivares   Modelos animais de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes | Estresse Oxidativo | Glandula Salivar | Bioquímica Oral

Resumo

O diabetes melito é um distúrbio metabólico decorrente da falta da insulina ou da incapacidade desta agir adequadamente, caracterizando uma hiperglicemia crônica. O aumento da glicemia está diretamente associado ao aumento de espécies reativas de oxigênio em outros tecidos. Esse excesso de glicose pode causar a glicação de proteínas, o que leva a sua inativação ou uma auto-oxidação da glicose, gerando neste fenômeno um ânion superóxido. Estes ânions podem causar uma peroxidação lipídica, desestruturando as membranas celulares dos tecidos, causando perda parcial ou total da sua atividade. Para a indução do diabetes serão injetados em ratos, via intraperitoneal, estreptozotocina (60mg/kg de peso corporal) dissolvidos em tampão citrato de sódio 0,1M pH 4,5. Quarenta e oito horas após sua indução será determinada a glicemia no sangue dos animais. Somente aqueles ratos que apresentarem glicemia superior a 350mg de glicose/100ml de sangue serão considerados diabéticos. Após o período experimental (1-4 semanas) os animais serão sacrificados, sendo removidas as glândulas salivares e sangue para análise. Serão determinadas, através de espectrofotometria, as atividades das enzimas superóxido-dismutase, catalase e glutationa peroxidase. A peroxidação lipídica será determinada no sangue e nas glândulas salivares SM e P usando o ácido tiobarbitúrico, que reage com o malonaldeído decorrente daperoxidação lipídica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IBUKI, FLAVIA KAZUE; SIMOES, ALYNE; NOGUEIRA, FERNANDO NEVES. Antioxidant enzymatic defense in salivary glands of streptozotocin-induced diabetic rats: a temporal study. Cell Biochemistry and Function, v. 28, n. 6, p. 503-508, . (05/03780-0, 05/04008-0)