Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafio cariogenico com streptococcus mutans e ciclagem de ph em materiais restauradores: analise por microscopia de luz polarizada e espectroscopia por dispersao de raios-x (eds).

Processo: 05/58458-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Antonio Olavo Cardoso Jorge
Beneficiário:Thaís Cachuté Paradella
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Flúor   Cariologia   Streptococcus mutans   Ciclagem de pH
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cariologia | Ciclagem De Ph | Fluor | Microscopia De Luz Polarizada | Streptococcus Mutans

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar a composição química e a histomorfometria da estrutura dentária após a indução de lesões de cárie por meio de duas diferentes metodologias de cárie secundária in vitro. Para isso, 60 molares humanos serão utilizados, sendo submetidos a preparos classe V padronizados e restaurados com diferentes materiais restauradores, conforme o grupo (G1: resina composta; G2: resina composta modificada por poliácidos; G3: ionômero de vidro modificado por resina e G4: cimento de ionômero de vidro convencional) e subdivididos em 2 diferentes metodologias de indução de cárie secundária in vitro: desafio cariogênico com Streptococcus mutans e desafio cariogênico com soluções desmineralizantes e remineralizantes (ciclagem de pH), com n=12. O grupo controle (n=24) terá amostras restauradas e não submetidas a nenhuma metodologia de indução de cárie. Os corpos-de-prova serão submetidos à análise qualitativa de histomorfometria da lesão formada através de microscopia de luz polarizada, a qual medirá a área da lesão e espectroscopia por dispersão de raios-X (EDS), a qual indicará a composição química da lesão. Os resultados serão submetidos à análise estatística ANOVA e teste de Tukey, em nível de significância de 5%. A relevância deste estudo está na importância de se estabelecer os efeitos químicos e a histomorfometria de duas metodologias utilizadas para o estudo da cariologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARADELLA, THAIS CACHUTE; KOGA-ITO, CRISTIANE YUMI; CARDOSO JORGE, ANTONIO OLAVO. In Vitro Antibacterial Activity of Adhesive Systems on Streptococcus Mutans. Journal of Adhesive Dentistry, v. 11, n. 2, p. 95-99, . (06/52513-8, 05/58458-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PARADELLA, Thaís Cachuté. Aderência de Streptococcus mutans em materiais restauradores e seus efeitos em cárie secundária in vitro E in situ avaliados por microscopia de luz polarizada e espectroscopia por dispersão de raios-X (EDS). 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.