Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física associada ao crescimento tumoral e suplementação nutricional de leucina: estudo do metabolismo muscular, hepático e tumoral de proteína e carboidratos em ratos implantados com carcinos.

Processo: 06/00974-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Desnutrição e Desenvolvimento Fisiológico
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Emilianne Miguel Salomão
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Proteólise   Caquexia   Carcinoma 256 de Walker   Suplementação alimentar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caquexia | Metabolismo Proteico | Suplementacao Nutricional | Tumor De Walker 256 | Nutricao e Cancer

Resumo

A intensa mobilização de substratos dos tecidos da carcaça do hospedeiro, em função do crescimento neoplásico, promove no organismo o estado caracterizado como caquexia. Presente na maioria dos pacientes com câncer, a caquexia promove intensa perda involuntária de peso decorrente, preferencialmente, da depleção da proteína muscular em função do aumento da degradação e/ou da diminuição da síntese protéica, culminando na redução da qualidade e expectativa de vida. Temos por principal interesse minimizar as alterações metabólicas do tecido hospedeiro frente ao crescimento do carcinossarcoma de Walker, em ratos adultos, submetidos ao exercício físico aeróbio de intensidade leve a moderada, desde o desmame ate a fase adulta, associado à suplementação nutricional de leucina, avaliando-se o metabolismo protéico, síntese e catabolismo de proteína, e glicídico, através da captação e oxidação de glicose e mobilização do depósito de glicogênio nos tecidos hepático e muscular, desses animais. Sabendo-se que a leucina (BCAA) é utilizada como fonte energética pelo músculo esquelético, também caracterizada como precursora da gliconeogênese e atua como sinalizador celular e que o exercício físico promove aumento do consumo de glicose, diminuindo assim os níveis de glicose e insulina circulantes, consequentemente, reduzindo a oferta desse substrato às células tumorais, como melhorando ou normalizando a captação de nutrientes peles tecidos periféricos do hospedeiro, temos como principal objetivo avaliar a suplementação de leucina juntamente com o condicionamento físico (estabelecido a longo prazo), na hipótese de prevenir e/ou ser terapêutico à depleção muscular e hepática, preservando as reservas energéticas, na possível prevenção do estado caquético do animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALOMAO, EMILIANNE M.; TONETO, ALINE T.; SILVA, GISELE O.; GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA C.. Physical Exercise and a Leucine-Rich Diet Modulate the Muscle Protein Metabolism in Walker Tumor-Bearing Rats. NUTRITION AND CANCER-AN INTERNATIONAL JOURNAL, v. 62, n. 8, p. 1095-1104, . (06/04645-2, 06/00974-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)