Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações filogenéticas entre os Chthonobatrachia Frost e col. 2006 (Anura: Bufonidae, Ceratophrynidae, Cycloramphidae, Dendrobatidae e Thoropidae): abordagem morfológica com ênfase em espécies associadas

Processo: 06/01266-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Miguel Trefaut Urbano Rodrigues
Beneficiário:Vanessa Kruth Verdade
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anura   Leptodactylidae   Mata Atlântica   Morfologia animal   Sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anuros | Leptodactylidae | Mata Atlantica | Morfologia | Sistematica | taxonomia e sistemática de anfíbios

Resumo

Recentemente, trabalhos com base em dados moleculares têm alterado significativamente a classificação dos anuros. Esses trabalhos possibilitam o direcionamento de questões surgidas em um contexto mais amplo, no entanto, também geram grande instabilidade nomenclatória e lapso na comunicação entre especialistas. Esse é o panorama que envolve atualmente as espécies alocadas na família Leptodactylidae. Os gêneros que faziam parte da assembléia original encontram-se alocados em 9 famílias, uma delas restrita ao sul da África, duas à região australiana e as demais, restritas ao novo mundo. As evidências de monofiletismo de cada uma dessas famílias, seu relacionamento e o relacionamento entre os gêneros que as compõem ainda são muito rudimentares. Com base em evidências de cunho morfológico, que indicam grande similaridade entre espécies de leptodactilídeos associados a sistemas lóticos do sudeste do Brasil e telmatobíneos andinos e patagônicos, esse trabalho tem como objetivo elaborar uma hipótese de relacionamento de base morfológica para essas espécies, atualmente na maior parte alocadas no grupo Chthonobatrachia. A hipótese resultante poderá servir de base para discutir a evolução de especializações reprodutivas, convergência de caracteres, padrões de distribuição vinculados aos complexos serranos no sudeste do Brasil e relações faunísticas entre áreas com histórias geológicas relacionadas, como as Serras do sudeste do Brasil e os Andes. Além disso, a hipótese obtida servirá de teste para alguns dos agrupamentos propostos em análises moleculares e de fonte de caracteres morfológicos diagnósticos, contribuindo ao avanço do entendimento das relações entre os grupos de anuros atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOLETO, RAFAEL BUENO; AMARO, RENATA CECILIA; VERDADE, VANESSA KRUTH; CRUZ CAMPOS, JOAO REINALDO; KRAFT GALLEGO, LUIZ FERNANDO; XAVIER DE LIMA, ANDRE MAGNANI; CESTARI, MARTA MARGARETE; KASAHARA, SANAE; YONENAGA-YASSUDA, YATIYO; RODRIGUES, MIGUEL TREFAUT; et al. Comparative cytogenetics of eight species of Cycloramphus (Anura, Cycloramphidae). ZOOLOGISCHER ANZEIGER, v. 250, n. 3, p. 205-214, . (06/01266-0, 01/05470-8, 08/50325-5, 08/52847-9, 06/56193-8)
NETO, ANTONIO MOLLO; VERDADE, VANESSA KRUTH; SANTANA, DIEGO JOSE; VARELA RIOS, CELSO HENRIQUE; HOFFMANN DE CARVALHO, ROSE MARIE; RODRIGUES, MIGUEL TREFAUT. Reproductive biology and geographic variation of Zachaenus carvalhoi (Anura: Cycloramphidae), a Brazilian Atlantic Forest frog. Phyllomedusa, v. 15, n. 2, p. 127-135, . (08/08853-4, 03/10335-8, 11/50146-6, 01/05470-8, 06/01266-0)