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Treinamento temporal auditivo computadorizado e os transtornos de aprendizagem

Processo: 06/50726-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Cristina Ferraz Borges Murphy
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem   Processamento auditivo   Plasticidade neuronal   Treinamento auditivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Plasticidade | Testes Comportamentos | Transtornos De Aprendizagem

Resumo

Na última década, um grande número de pesquisas relacionaram os transtornos de aprendizagem envolvendo a linguagem oral e leitura com déficits relacionados ao processamento temporal auditivo. Surgiu, portanto, a hipótese de que uma alteração no processamento temporal auditivo pode ser a base para os transtornos de aprendizagem. Atualmente, como forma de tratamento, programas de intervenção computadorizados, baseados em treinamentos auditivos sucessivos, são utilizados em alguns países. No Brasil, ainda não há um estudo científico sobre a efetividade de um treinamento temporal auditivo utilizando-se métodos computacionais. Portanto, o objetivo deste estudo é criar e analisar uma nova forma de treinamento auditivo baseado na teoria do processamento auditivo temporal, em crianças com transtornos de leitura e escrita. Assim, estaremos contribuindo para a descoberta de novos métodos de intervenção no Brasil. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MURPHY, Cristina Ferraz Borges. Desenvolvimento de software para treinamento auditivo e aplicação em crianças com dislexia. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.