Busca avançada
Ano de início
Entree

A perifrase ir (pres.) + estar + gerundio: um fenomeno de inovacao linguistica?

Processo: 06/51932-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Ingedore Grunfeld Villaça Koch
Beneficiário:Marcos Rogério Cintra
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gramaticalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspecto | Estrategias De Polidez | Gramaticalizacao | Perifrase Verbal

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva teórica adotada por autores como Heine et al. (1991), Bybee et al. (1991), Hopper e Traugott (1993), Bybee et al. (1994), Castilho (1997; 2002), os diferentes valores desempenhados pela perífrase ir (pres.) + estar + gerúndio no português brasileiro, procurando verificar se essa perífrase pode ser considerada um fenômeno de inovação lingüística, relacionado à expressão de valores textual-discursivos não manifestados por outras formas verbais (perifrásticas ou não) que também denotam futuridade no português. A hipótese central que se quer testar é a de que o uso dessas formas perifrásticas está relacionado tanto a estratégias de polidez como a variações no valor aspectual, considerado o universo textual-discursivo em que ocorrem. Propõe-se uma abordagem pancrônica de análise, o que pressupõe a investigação de estágios sincrônicos, bem como de estágios diacrônicos da língua (quando a comprovação histórica se mostrar relevante). O material de análise será constituído de textos escritos retirados de jornais e revistas publicados na região de São José do Rio Preto e de textos falados. Para tanto, utilizaremos o banco de dados composto por dois diferentes tipos de amostra: uma amostra do censo lingüístico da região de São José do Rio Preto e uma amostra de interação dialógica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCOS ROGÉRIO CINTRA. A relação entre gênero e expressão verbal: uma abordagem discursiva para a manifestação da futuridade. Alfa, rev. linguíst. (São José Rio Preto), v. 58, n. 1, p. 93-114, . (06/51932-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CINTRA, Marcos Rogério. A expressão verbal da futuridade no gênero notícia radiojornalística. 2011. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.