Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação dos alvos moleculares da interação de peptídeos potenciadores de bradicinina no SNC

Processo: 06/53139-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Martins de Camargo
Beneficiário:Eduardo Fontana de Oliveira
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14307-9 - Center for Applied Toxinology, AP.CEPID
Assunto(s):Hipertensão   Óxido nítrico   Sistema nervoso   Toxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ca2+Intracelular | Hipertensao Arterial | Oxido Nitrico | Sistema Nervoso | Toxinas

Resumo

Os peptídeos potenciadores da bradicinina (bradykinin potentiating peptides - BPPs), produzidos nas glândulas de veneno de algumas serpentes, foram os primeiros inibidores naturais da enzima conversora da angiotensina (ECA) descritos. A ECA é uma enzima chave no controle da pressão arterial (PA) de mamíferos, pois degrada a bradicinina (hipotensor) e converte angiotensina I em angiotensina II (vasoconstritor), logo sua inibição leva a redução da PA. Estudos recentes têm demonstrado a dissociação entre o efeito anti-hipertensivo de alguns BPPs e a inibição da ECA, o que sugere outros alvos de ação, gerando efeito cardiovascular semelhante. Alguns autores sugerem que alguns BPPs podem reduzir a PA atuando diretamente no sistema nervoso central (SNC), isto porque a proteína precursora dos BPPs, encontrada na glândula da serpente Bothrops jararaca (Bj), também é expressa no cérebro dessas serpentes, interessantemente, em áreas correlatas para o controle cardiovascular em mamíferos. Resultados preliminares sugerem enzimas envolvidas na síntese de óxido nítrico (NO), no endotélio vascular, como alvos do BPP-10c. In vitro o peptídeo aumenta a produção de NO, o que poderia estar ocorrendo em células nervosas. Sabe-se que neurônios produtores de NO estão presentes em quase todos os pontos envolvidos na integração do barorreflexo arterial e que a redução da síntese de NO nestas regiões acarreta aumento da PA. O envolvimento do BPP-10c no aumento da produção de NO no endotélio é forte pressuposto para a investigação da… (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUERREIRO, JULIANO R.; LAMEU, CLAUDIANA; OLIVEIRA, EDUARDO F.; KLITZKE, CLECIO F.; MELO, ROBSON L.; LINARES, EDLAINE; AUGUSTO, OHARA; FOX, JAY W.; LEBRUN, IVO; SERRANO, SOLANGE M. T.; et al. Argininosuccinate Synthetase Is a Functional Target for a Snake Venom Anti-hypertensive Peptide ROLE IN ARGININE AND NITRIC OXIDE PRODUCTION. Journal of Biological Chemistry, v. 284, n. 30, p. 20022-20033, . (04/11359-0, 04/14250-0, 98/14307-9, 06/53139-2)