Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da propolis vermelha: sua origem botanica, composicao quimica e atividade biologica.

Processo: 06/55276-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Pedro Luiz Rosalen
Beneficiário:Pedro Luiz Rosalen
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos  Própolis vermelha  Sazonalidade  Produtos naturais  Própolis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compostos Bioativos | Produtos Naturais | Propolis | Propolis Vermelha | Sazonalidade | Streptococos Mutans

Resumo

Entre os produtos naturais, muito utilizados mundialmente para a descoberta de novas drogas para uso como agentes inovadores na terapêutica de doenças de alta prevalência e morbidade, a própolis se destaca pois tem demonstrado ser uma fonte de recurso natural para a descoberta de novos compostos bioativos, como o CAPE (éter fenílico do ácido cafeico), compostos poliprenilados, o Artepelim C, a Apigenina e o tt-farnesol. Entre as própolis brasileiras, uma nova própolis ainda não classificada e denominada de própolis vermelha originária do estado de Alagoas (Nordeste do Brasil), tem mostrado resultados interessantes em estudos preliminares feitos em nossos laboratórios. Entre estes resultados, podemos destacar a composição química desta própolis que é diferente de qualquer outro grupo de própolis brasileira, com uma alta proporção de compostos polares, os quais podem ser dissolvidos facilmente em veículos aquosostcomo normalmente é feita nas preparações farmacêuticas, além disso, revelou alta atividade antioxidante e antimicrobiana contra vários microrganismos patogênicos em ensaios iniciais in vitro, e atividade anticancer em cultura de tecidos (7 linhagens de células tumorais humanas), além de estar despertando um grande interesse pelo mercado internacional, que fez com que esta própolis tenha atingido um alto valor comercial de exportação, recentemente. Assim, o objetivo principal deste trabalho é identificar o marcador botânico da própolis vermelha, a composição química e atividade biológica do extrato etanólico da própolis e do extrato etanólico da planta verificando as variações sazonais ocorridas no bioma. Esse objetivo será atingido através das seguintes metodologias: 1- observação do comportamento de visita das abelhas à vegetação próxima a colméia; 2- comparação do perfil químico (obtido por cromatografia líquida de alta eficiência em fase reversa e análises complementares) dos vegetais visitados pelas abelhas coletoras de resina com o perfil químico da própolis vermelha, estabelecendo assim, as características entre ambos os materiais, visando à identificação do marcador biológico botânico; 3- avaliação da influência do efeito sazonal anual sobre a própolis vermelha e sua vegetação fonte por meio da atividade antimicrobiana e perfil químico, com coletas bimensais das amostras durante o período de 1 ano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO-SILVA, BRUNO; MARSOLA, ALEXANDRE; IKEGAKI, MASAHARU; ALENCAR, SEVERINO M.; ROSALEN, PEDRO L.. The effect of seasons on Brazilian red propolis and its botanical source: chemical composition and antibacterial activity. NATURAL PRODUCT RESEARCH, v. 31, n. 11, p. 1318-1324, . (04/08635-6, 05/58199-0, 06/55276-7, 08/51048-5)