Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de ganhos e perdas genômicas em momentos sucessivos de carcinoma urotelial de bexiga humana

Processo: 06/55634-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:João Lauro Viana de Camargo
Beneficiário:João Lauro Viana de Camargo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores tumorais  Expressão gênica  Genes p53 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expressao Genica | Gene Tp53 | Marcadores Tumorais

Resumo

Os tumores uroteliais da bexiga têm taxa relativamente elevada de recorrência e de progressão para invasividade dos tecidos vizinhos. Nos períodos "livres-de-neoplasia", os exames empregados para detecção de neoplasias naturalmente são negativos, porém o urotélio contém células transformadas, que provavelmente são as responsáveis pela progressão da doença. Com isso, há a necessidade de marcadores sensíveis que permitam tanto a detecção precoce do câncer vesical como a estimativa da probabilidade de sua progressão. A microdissecção a laser (LCM), a hibridação genômica comparativa (CGH) e a hibridação in situ fluorescente (FISH) são técnicas de desenvolvimento recente que tem sido amplamente utilizadas na avaliação de células únicas (LCM) e suas alterações x genéticas (CGH e FISH).. Com o objetivo de identificar alterações moleculares não-aleatórias para verificar se e quais têm associação com a história natural dos tumores serão estudados 30 pacientes no momento do diagnóstico inicial do tumor, no período "livre-de-neoplasia" e no momento da possível recorrência. As amostras serão microdissecadas e avaliadas por CGH. As possíveis alterações cromossômicas serão validadas por FISH ou IHQ. Serão avaliadas também, nos diferentes tempos, as aneuploidias dos cromossomos 3, 7, 9 e 17. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO E PONTES, MERIELEN GARCIA; DA SILVEIRA, SARA MARTORELLI; DE SOUZA TRINDADE FILHO, JOSE CARLOS; ROGATTO, SILVIA REGINA; VIANA DE CAMARGO, JOAO LAURO. Chromosomal imbalances in successive moments of human bladder urothelial carcinoma. UROLOGIC ONCOLOGY-SEMINARS AND ORIGINAL INVESTIGATIONS, v. 31, n. 6, p. 827-835, . (06/55634-0)