Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao epidemiologica dos mecanismos de resistencia de cepas de p. aeruginosa em infeccoes de corrente sanguineas hospitalares.

Processo: 06/55937-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Sergio Barsanti Wey
Beneficiário:Sergio Barsanti Wey
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pseudomonas aeruginosa  Epidemiologia  Evolução clínica  Mortalidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Evolucao Clinica | Mecanismos De Resistencia | Mortalidade | Pseudomonas Aeruginosa

Resumo

A Pseudômonas aeruginosa é atualmente considerada um dos principais patógenos das infecções hospitalares. Além da sua alta prevalência, é uma bactéria, que adquiriu vários mecanismos de resistência, entre eles, a produção de metalo-ß-lactamases (MBL). Objetivos: 1. Avaliar os fatores de risco relacionados ao óbito das infecções de corrente sangüínea por Pseudômonas aeruginosa. 2. Analisar a correlação das cepas produtoras de MBL com a letalidade. 3. Analisar a correlação das cepas de P. aeruginosa hiperprodutoras de ß-lactamase, alteração de porina e produção de bomba de efluxo com a evolução para o óbito. Métodos: Infecções de corrente sangüínea (ICS) por P. aeruginosa serão avaliadas nos pacientes internados em um hospital terciário de São Paulo. Cada paciente será incluído apenas uma vez no primeiro episódio da ICS. Métodos por disco-difusão, concentração inibitória mínima, disco-aproximação (EDTA e ácido 2-mercaptopropiônico) serão realizados, além de PCR para a identificação dos genes blaIMP-1, blaVIM-2 e blaSPM-1 para MBL, bem como para identificação de porinas e bombas de efluxo. A associação das variáveis com a letalidade relacionada à bacteremia será incluída em um modelo de regressão logística múltipla, com atenção para o fenômeno da colinearidade. Pretendemos avaliar 140 ICS por P. aeruginosa, onde todas serão submetidas à identificação fenotípica e genotípica para os mecanismos de resistência descritos acima. Resultados: Esperamos encontrar pelo menos 40% de cepas de P. aeruginosa resistentes e avaliar mediante pareamento dos pacientes em relação à gravidade, procedimentos cirúrgicos e imunossupressão, se a presença dos mecanismos de resistência descritos para Pseudomonas (isolados ou em associação) são fatores de risco para letalidade atribuída a essa infecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FEHLBERG, LORENA C. C.; XAVIER, DANILO E.; PERARO, PAULA P.; MARRA, ALEXANDRE R.; EDMOND, MICHAEL B.; GALES, ANA C.. Beta-Lactam Resistance Mechanisms in Pseudomonas aeruginosa Strains Causing Bloodstream Infections: Comparative Results Between Brazilian and American Isolates. MICROBIAL DRUG RESISTANCE, v. 18, n. 4, p. 402-407, . (06/55937-3)