Busca avançada
Ano de início
Entree

A centralidade da prática pedagógica do professor na atividade do aluno em Célestin Freinet: continuidade ou rupturas em relação aos ideais do liberalismo e a escola nova?

Processo: 07/02132-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Alessandra Arce Hai
Beneficiário:Michele Cristine da Cruz Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   História da educação   Escola nova   Pedagogia   Desenvolvimento infantil   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escola Nova | Freinet | historia da educação | história das idéias pedagógicas

Resumo

Célestin Freinet foi um dos grandes protagonistas do cenário educacional na primeira metade do século XX, com a proposta de uma pedagogia popular dentro do movimento da Escola Nova. Em suas obras, preocupa-se com a relação escola e meio social, procurando fazer da escola um local no qual pudesse preparar as crianças para a vida, aptos para atuarem na sociedade rompendo com as mazelas oriundas de um sistema excludente. Nesse contexto, o presente projeto busca analisar nas obras de Célestin Freinet, sua concepção de homem, educação e sociedade, procurando contextualizá-las na sociedade européia na primeira metade do século XX. Com o objetivo de investigar, através de seus ideais educacionais, a concepção de infância; o papel do professor no processo ensino-aprendizagem; a sua relação com as contradições da ideologia liberal e, com o próprio movimento escolanovista; e, por conseguinte, a influência da sociedade capitalista em suas obras. Para tanto, considero importante resgatar o estudo dos clássicos da educação, tais como Célestin Freinet, pois há uma imensa carência de estudos a respeito dos mesmos, podendo-se assim, muitas vezes, quebrar o caráter de novidade que é apresentado nos discursos atuais na área educacional, e que muitas vezes não fazem mais do que colocar o velho vinho em novas garrafas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Michele Cristine da Cruz. O pensamento educacional de Célestin Freinet e suas aproximações aos ideais do movimento da escola nova. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.