Busca avançada
Ano de início
Entree

Doc.web: analise do documentario on-line HayMotivo.com.

Processo: 07/52566-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Vissotto Paiva Diniz
Beneficiário:Fouad Camargo Abboud Matuck
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Documentário   Televisão digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Semiotica | Atores Sociais | Documentario | Producao Audiovisual | Texto Sincretico | Tv Digital

Resumo

A análise do documentário espanhol Hay Motivo, vencedor do Prêmio Goya de Cinema na categoria documentário, em 2004, como um material audiovisual polifônico do ponto de vista do conteúdo e inovador a partir de uma perspectiva técnica por produzir um formato híbrido, entre o analógico e o digital - a TV e a Internet - pode ser de grande valia para a pesquisa de produção audiovisual brasileira no contexto da implantação da TV Digital. A construção de sentido nesse material comunicativo independente possibilita uma discussão da realidade e leitura dos fatos, a partir do texto - objeto da semiótica - que sincretiza diferentes linguagens e possibilita um percurso de interpretação capaz de entender e questionar mudanças, às vezes quase imperceptíveis, de um mundo globalizado, tecnológico e estruturado por redes complexas de conhecimento e fontes de informação. A teoria semiótica, referencial teórico desse trabalho de investigação será ferramenta metodológica para examinar os mecanismos e procedimentos do plano de conteúdo dos textos sincréticos na produção audiovisual Hay Motivo, sob a forma de um percurso gerativo. A análise desse documentário torna-se fundamental ao considerarmos a conjuntura bio-sócio-cultural contemporânea, que requer um tratamento especial às minorias em sua articulação com a política local e sua representatividade na mídia. Assim, esse projeto de pesquisa levará em conta os efeitos de sentido provocados pelo sujeito da enunciação e os universos culturais pressupostos pelos produtores dos vídeos que compõem o longa Hay Motivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATUCK, Fouad Camargo Abboud. Docweb: análise do documentário on-line HayMotivo.com. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Arquitetura. Artes. Comunicação e Design. Bauru Artes.