Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do extrato bruto e da microcistina-LR em Lactuca sativa L. (Asteraceae)

Processo: 07/57508-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Bittencourt de Oliveira
Beneficiário:Talita Caroline Hereman
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cylindrospermopsis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cianobacteria | Cylindrospermopsis | Intensidade Luminosa | Morfotipos | Temperatura

Resumo

A espécie C. raciborskii é um componente importante entre as espécies formadoras de florações devido à sua capacidade de produzir toxinas. Uma das regiões com intensos registros de sua presença é o Nordeste, mais especificamente o Estado de Pernambuco, onde filamentos espiralados da espécie, apesar de distribuição mais restrita no mundo, são freqüentemente registrados. Considerando o reduzido conhecimento sobre a espécie e seus morfotipos, a importância da luz e temperatura na distribuição de C. raciborskii e a premente necessidade de informações sobre o comportamento destas populações na natureza a serem integradas a estudos morfológícos, ecofisiológicos e moleculares, o objetivo desta proposta é investigar a influência da temperatura e da luz sobre a distribuição espacial (profundidade na coluna d'água) e temporal (estações de seca e chuva) dos morfotipos retos e espiralados de C. raciborskii. O estudo será realizado no reservatório de Mundaú, Município de Garanhuns-PE, localizado em região marcada por duas estações bem definidas, o período de seca e o período de chuvas. As coletas serão realizadas verticalmente em um único ponto de amostragem (próximo ao ponto de captação) e em dois períodos sazonais (seca = dezembro e janeiro e chuvoso = junho e julho) em intervalos de 1m de profundidade. As amostras da subsuperfície serão coletadas com frasco de boca larga e nas demais profundidades com auxílio de garrafa de Van Dom e fixadas em Lugol acético. Para a quantificação será utilizado microscópio binocular e câmara de Fuchs-Rosenthal. Dentre as variáveis limnológicas abióticas serão determinadas: intensidade luminosa, temperatura, pH, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e profundidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HEREMAN, TALITA CAROLINE; BITTENCOURT-OLIVEIRA, MARIA DO CARMO. Bioaccumulation Of Microcystins In Lettuce. JOURNAL OF PHYCOLOGY, v. 48, n. 6, p. 1535-1537, . (07/57508-5)
BITTENCOURT-OLIVEIRA, M. C.; HEREMAN, T. C.; MACEDO-SILVA, I; CORDEIRO-ARAUJO, M. K.; SASAKI, F. F. C.; DIAS, C. T. S.. Sensibilidade de hortaliças (Lactuca sativa L. e Eruca sativa Mill.) à exposição de extratos brutos de cianobactéria tóxica e não tóxica. Brazilian Journal of Biology, v. 75, n. 2, p. 273-278, . (07/57508-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HEREMAN, Talita Caroline. Efeitos do extrato bruto e da microcistina-LR em Lactuca sativa L. (Asteraceae). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.