Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise do processo de reparo de enxerto osseo autogeno em mandibula de ratos espontaneamente hipertensos (shr) nao tratados e tratados com losartan. estudo imunoistoquimico e histomorfometrico

Processo: 08/52576-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roberta Okamoto
Beneficiário:Walter Cristiano Gealh
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ligante RANK   RANK   Hipertensão   Transplante ósseo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hipertensao | Ligante Rank | Osetocalcina | Rank | Transplante Osseo | Trap

Resumo

A hipertensão arterial consiste em uma das mais prevalentes alterações sistêmicas em todo mundo, acometendo principalmente pessoas com idade acima da quarta década de vida, que coincide com os pacientes que geralmente necessitam de terapia reabilitadora com implantes. Tais pacientes, no entanto, freqüentemente necessitam de procedimentos cirúrgicos de enxertia para reconstrução do suporte ósseo reabsorvido ao decorrer do tempo. O presente projeto tem, portanto, o objetivo de estudar a interferência da hipertensão essencial no metabolismo ósseo durante o processo de reparo de enxerto ósseo autógeno, bem como analisar a influência do Losartan, um medicamento anti-hipertensivo antagonista dos receptores de angiotensina, analisando a expressão das proteínas osteocalcina, OPG, RANK, RANKL, TRAP e também checar a expressão de células endoteliais (VEGF) e moléculas de adesão (PECAM), através da técnica de imunoistoquímica. Além disso, este projeto pretende realizar a análise histomorfométrica, do tecido ósseo formado durante o processo de reparo. Os grupos a serem estudados compreenderão ratos normotensos Wistar e ratos espontaneamente hipertensos não tratados e tratados com Losartan. Através das análises histomorfométrica e imunoistoquímica pretendemos relacionar os eventos observados (formação óssea e expressão das proteínas envolvidas no processo de reparo ósseo) em cada um dos períodos estudados após a realização do enxerto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GEALH, WALTER CRISTIANO; SILVA PEREIRA, CASSIANO COSTA; LUVIZUTO, ELOA RODRIGUES; GARCIA-JUNIOR, IDELMO RANGEL; ANTONIALI, CRISTINA; OKAMOTO, ROBERTA. Healing Process of Autogenous Bone Graft in Spontaneously Hypertensive Rats Treated With Losartan: An Immunohistochemical and Histomorphometric Study. JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGERY, v. 72, n. 12, p. 2569-2581, . (08/52576-5, 09/11227-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GEALH, Walter Cristiano. Análise do processo de reparo de enxerto ósseo autógeno em mandíbula de ratos espontaneamente hipertensos (SHR) não tratados e tratados com losartan: estudo imunoistoquímico e histomorfométrico. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.