Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao do papel de genes regulados pelo fator sigma ecf sigt em caulobacter crescentus

Processo: 08/52874-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Suely Lopes Gomes
Beneficiário:Rogério Ferreira Lourenço
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/56969-3 - Regulação da expressão gênica em microorganismos, AP.TEM
Assunto(s):Estresse oxidativo   Estresse osmótico   Caulobacter crescentus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caulobacter Crescentus | Estresse Osmotico | Estresse Oxidativo | Fator Sigma Ecf | Sigt

Resumo

Caulobacter crescentus é uma bactéria aquática, de vida livre e com um ciclo de vida particular, onde uma célula assimétrica dá origem, por divisão celular, a duas células filhas distintas morfológica e funcionalmente. Tal espécie está entre as bactérias que codificam um maior número de fatores sigma alternativos da subfamília ECF (extracytoplasmic function), os quais estão geralmente envolvidos em respostas a estresses que são sentidos fora do citoplasma. Dentre esses possíveis fatores sigma ECF de C. crescentus, SigT é considerado um regulador geral de estresse, atuando na resposta dessa bactéria aos choques osmótico e oxidativo. Além de se auto-regular positivamente, SigT controla a expressão de 41 outros genes, incluindo os genes codificando os fatores sigma ECF SigU e SigE. Adicionalmente, dados preliminares sugerem que o produto do gene CC3576 regula negativamente a expressão dos genes dependentes de SigT, sendo um provável fator anti-sigma. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo caracterizar o papel de genes regulados por SigT, incluindo sigU e sigE, na resposta de C. crescentus aos estresses osmótico e oxidativo e investigar o controle pós-traducional dos fatores sigma ECF SigT, SigU, SigE e do produto do gene CC3576. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA NETO, JOSE F.; LOURENCO, ROGERIO F.; MARQUES, MARILIS V.. Global transcriptional response of Caulobacter crescentus to iron availability. BMC Genomics, v. 14, . (07/56306-0, 08/52874-6)