Busca avançada
Ano de início
Entree

Imobilizacao de sistemas biomimeticos em nanoestruturas peptidicas aplicadas ao desenvolvimento de biossensores.

Processo: 08/55549-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Wendel Andrade Alves
Beneficiário:Thiago de Carvalho Cipriano
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas biossensoriais   Química bioinorgânica   Materiais nanoestruturados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biossensores | Materiais Nanoestruturados | Nanotubos Peptidicos | Quimica Bioinorganica | Quimica Supremolecular | Transferencia Eletronica

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo preparar e caracterizar novos biomateriais do tipo nanotubos peptídicos ou nanofibras, a partir de reações de auto-organização. Assim como a funcionalização das superfícies desses novos biomateriais para imobilização de sistemas biomiméticos da enzima citocromo c oxidase, aplicadas ao desenvolvimento de' novos dispositivos eletrônicos. Todavia, a estratégia a ser utilizada no desenvolvimento do projeto visa aumentar a velocidade de transferência eletrônica entre os sítios ativos e o eletrodo, minimização da lixiviação e maior estabilidade dos compostos modelos em relação aos efeitos da variação do pH, da força iônica, do solvente. Neste caso, espera-se uma velocidade maior de transferência de elétrons entre os modelos enzimáticos quando comparados com as respectivas enzimas nativas, uma vez que moléculas menores permitem uma maior aproximação do sítio ativo para o eletrodo, levando a um aumento na atividade eletrocatalítica. Na área de biossensores amperométricos, esta área é definida como "enzymeless biosensors" ou biossensores sem enzimas, cujo objetivo é promover um aumento na transferência eletrônica entre eletrodo-sítio ativo-substrato, e desta forma aumentar a sensibilidade do sistema e a facilidade de construção de sensores para determinação de substâncias biológicas de interesse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIPRIANO, T. C.; TAKAHASHI, P. M.; DE LIMA, D.; OLIVEIRA, JR., V. X.; SOUZA, J. A.; MARTINHO, H.; ALVES, W. A.. Spatial organization of peptide nanotubes for electrochemical devices. Journal of Materials Science, v. 45, n. 18, p. 5101-5108, . (08/51074-6, 05/53241-9, 08/55549-9, 08/53576-9, 08/57805-2)