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Investigações sobre o uso de pistas visuais durante a busca de alimento em abelhas sem ferrão (Melipona scutellaris) utilizando labirintos complexos

Processo: 08/58969-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Michael Hrncir
Beneficiário:André Vieira Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50809-7 - Como achar uma flor: a biologia sensorial das abelhas sem ferrão, AP.JP
Assunto(s):Abelhas-sem-ferrão   Melipona scutellaris   Orientação perceptiva   Aprendizagem em labirinto   Eussocialidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abelhas Sem Ferrao | Aprendizado | Labirinto | Melipona Scutellaris | Orientacao | Pistas Visuais

Resumo

A eficiente coleta de recurso em uma colônia de abelhas é um dos fatores determinantes para o sucesso evolutivo deste grupo de insetos eussociais. Ao longo do trajeto que leva da colméia até as fontes de recursos existem objetos e diferenças no terreno que possivelmente as abelhas utilizam como marcas para a memorização do caminho. Alguns estudos com Apis mellifera demonstraram a capacidade destas abelhas voarem por trajetos complexos, como um labirinto, por exemplo. Mas seria errado espelhar os resultados desses experimentos para estudos com abelhas sem ferrão, pois cada vez mais pesquisas demonstram que abelhas do grupo Meliponini representam-se como animais com fisiologias e comportamentos diferentes das abelhas melíferas. Diferente de Apis mellifera, as abelhas sem ferrão evoluíram em florestas tropicais. Estas florestas exibem-se como um complexo meio por onde as abelhas voam e coletam recursos. O presente estudo pretende analisar o desempenho do vôo de abelhas sem ferrão (Melipona scutellaris) por um labirinto complexo com o fornecimento de pistas visuais. As pistas fornecidas serão uma relação de cores que levam ao alimentador, posteriormente as pistas serão trocadas por uma relação de formas geométricas com a mesma finalidade das com cores. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSELINO, ANA CAROLINA; RODRIGUES, ANDRE VIEIRA; HRNCIR, MICHAEL. Stingless bees (Melipona scutellaris) learn to associate footprint cues at food sources with a specific reward context. JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY A-NEUROETHOLOGY SENSORY NEURAL AND BEHAVI, v. 202, n. 9-10, SI, p. 657-666, . (06/50809-7, 08/58969-9)
ROSELINO, ANA CAROLINA; RODRIGUES, ANDRE VIEIRA; HRNCIR, MICHAEL. Stingless bees (Melipona scutellaris) learn to associate footprint cues at food sources with a specific reward context. JOURNAL OF COMPARATIVE PHYSIOLOGY A-NEUROETHOLOGY SENSORY NEURAL AND BEHAVI, v. 202, n. 9-10, p. 10-pg., . (08/58969-9, 06/50809-7)