Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise molecular da variabilidade patogênica de Puccinia melanocephala em diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar no Brasil.

Processo: 09/03179-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:Rafael Fávero Peixoto Júnior
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Repetições de microssatélites   Genética molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cana-de-açúcar | ferrugem da cana | Microssatélite | Puccinia melanocephala | Genética molecular

Resumo

Entre as doenças que trazem preocupações e podem causar prejuízos no setor canavieiro em todo o Brasil, destaca-se a ferrugem ou sugarcane rust, causada pelo fitopatógeno Puccinia melanocephala H. & P. Sydow. Essa doença ocorre em todas as regiões canavieiras do mundo, desde a Ásia e a África, de onde o complexo "Sacharum spp." é originário, até as Américas e Oceania. No Brasil, a ferrugem foi detectada, pela primeira vez em São Paulo em 1986. A melhor forma de controle desta doença é o plantio de cultivares resistentes, pois, o uso de fungicidas não é prático e nem econômico. Desde o primeiro surgimento no Brasil, a ferrugem tem sido mantida sob controle, com grande parte das cultivares apresentando resistência. Entretanto, o surgimento da ferrugem tem sido relatado em regiões não tradicionais de cultivo como, por exemplo, no oeste da Bahia e no estado de Goiás. O conhecimento acerca da estrutura populacional de P. melanocephala é necessário para desenvolver estratégias satisfatórias no controle desta doença e no desenvolvimento de cultivares resistentes. As diferenças e similaridades entre isolados podem ser avaliadas por meio de microssatélites e os dados podem ser usados para monitorar a composição de grupo de isolados nas populações do patógeno. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um banco enriquecido em locos microssatélite para P. melanocephala e correlacionar a diversidade genética e patogênica deste fitopatógeno.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEIXOTO JÚNIOR, Rafael Fávero. Desenvolvimento e caracterização de marcadores microssatélites para Puccinia melanocephala, agente causador da ferrugem marrom em cana-de-açúcar. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.