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AS PRIMEIRAS LETRAS NA CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA PARANAENSE. Profissionalização e práticas docentes na 5ª Comarca da Província de São Paulo/Província do Paraná (1830-1860)

Processo: 09/03785-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Fabiana Garcia Munhoz Abbud
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Século XIX   Paraná
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história da formação de professores | instrução primária | Paraná | Práticas docentes | Século XIX | História da Educação e Historiografia

Resumo

O presente estudo traz como temas a formação e as práticas dos professores de primeiras letras, entre as décadas de 1830 e 1860, no território da 5ª Comarca da província de São Paulo. Durante o período, mais precisamente em 1853, a Comarca é emancipada, constituindo a província do Paraná. O interesse é acompanhar a concorrência entre dois modelos de formação de professores. O primeiro está relacionado à Escola Normal, criada em São Paulo pela lei de 1846. O segundo, a um tipo de formação artesanal, implementado pelo regulamento de 1857, promulgado na já província do Paraná. Tratava-se de uma preparação para o exercício da profissão realizada no interior das próprias escolas, preterindo o modelo da escola normal. Proponho-me a compreender os modos como os mestres de primeiras letras foram se a apropriando desses modelos e traduzindo-os em fazeres cotidianos. Para tanto, valho-me da documentação localizada nos Arquivos Públicos de São Paulo e Curitiba, como ofícios de professores e inspetores, provas de concurso, dentre outros. Com tal expediente, pretendo colaborar com a história da profissão docente "paranaense" sob a perspectiva das práticas e culturas escolares.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ABBUD, Fabiana Garcia Munhoz. Experiência docente no século XIX: trajetórias de professores de primeiras letras da 5ª Comarca da Província de São Paulo e da Província do Paraná. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.